BPO: o que é Business Process Outsourcing?

Marketing | janeiro de 2021

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que é Terceirização de Processos de Negócios, em português. A estratégia se tornou muito comum em diversas empresas e pode contribuir positivamente para o crescimento do seu negócio. A ideia central dessa prática é fazer com que a equipe interna foque no core business da empresa.

Antes de escolher o fornecedor ideal de BPO, é preciso primeiro conhecer bem a sua própria empresa e quais as maiores vantagens e desafios dessa estratégia. Neste artigo, reunimos as informações mais certeiras para te ajudar nessa decisão tão importante.

A definição de Business Process Outsourcing

Como já dissemos, a sigla BPO quer dizer Terceirização de Processos de Negócios, que nada mais é do que uma empresa contratar outra para realizar determinadas atividades.

ambiente de trabalho & como motivar uma equipe

Um bom exemplo é quando a empresa X, como uma confecção de roupas, contrata a empresa Y, uma empresa de call center especializada, para cuidar da operação de atendimento ao cliente. Quer dizer, a terceirização de um processo importante, o relacionamento com os consumidores da marca.

Qual a motivação para as empresas optarem por essa alternativa? É simples, para poderem focar em uma única atividade ou no seu serviço principal. Relembrando o exemplo, uma confecção de roupas daria mais atenção a inovação dos modelos e qualidade de produção das peças, ao invés de dedicar recursos e processos para o SAC, Serviço de Atendimento ao Cliente.

Geralmente, as empresas terceirizam processos como atendimento ao cliente; recursos humanos; contabilidade e finanças; administração da tecnologia; marketing; entre outros. Essa é uma forma de contratar uma empresa especializada, ao invés de criar um setor específico dentro da própria empresa para essa atividade.

Você deve ter pensado que já existe a terceirização, palavra amplamente utilizada, porém os conceitos são diferentes. Ou seja, o BPO é mais do que transferir um trabalho para outra empresa, a estratégia dessa prática envolve o desenvolvimento de novos processos para serviços organizacionais. 

Assim, a diferença para consultores e assessores também é sutil. O BPO envolve tecnologia, conhecimento e qualidade de especialista durante toda a construção de um processo a ser executado e melhorado a longo prazo. Enquanto a função de consultores e assessores é oferecer conselhos e auxílio técnico em projetos específicos.

Vantagens do BPO

Quando uma empresa faz a opção de escolher implantar o BPO em alguma área, ela tem diversas vantagens. Por isso, escolhemos detalhar aqui os maiores benefícios de escolher o Business Process Outsourcing para a sua empresa.

Investimento de tempo

O maior trunfo do Business Process Outsourcing é otimizar o tempo. A ideia é destinar os esforços dos colaboradores para atividades-fim da sua empresa, aumentando a produtividade e também os resultados. Assim eles podem dedicar tempo para o que é mais importante para os seus negócios!

BPO: o que é Business Process Outsourcing?

Economia

Em pequenas empresas, o BPO é essencial para reduzir custos para o empreendedor. A demanda de algumas áreas não é tão grande a ponto de contratar um ou mais colaboradores somente para uma atividade específica.

Eficiência nos processos

A empresa especializada torna o trabalho mais rápido e eficiente. Assim o foco não será dividido com outras funções, a empresa que trabalha com marketing vai se dedicar somente a isso, já que conhece as tendências e dificuldades que podem ser encontradas na área. Além de saber quais são as melhores práticas daquele setor.

Desafios do Business Process Outsourcing

Toda estratégia tem dois lados. Por isso, para uma escolha assertiva, é importante conhecer os desafios que podem ser enfrentados durante o processo de implementação do BPO. São eles:

Custos extras

A terceirização pode ser rentável, mas exige alguns custos. A dica de ouro é avaliar muito bem o contrato e comparar muito bem os serviços e orçamentos das empresas que oferecem o serviço procurado.

Vivência dia a dia

A empresa fornecedora do BPO, diferente de você e dos seus colaboradores, não está no dia a dia da sua empresa e nem domina totalmente o seu negócio. Por isso, elabore um briefing completo e dedique alguém que esteja disponível para auxiliar o trabalho da empresa contratada.

Segurança

Dependendo da atividade, os dados mais secretos e sigilosos da sua empresa ficam disponíveis para a empresa de BPO. Assim, a preocupação é a possibilidade de um vazamento de dados. Então, escolha a empresa de terceirização com cuidado, analise outros projetos comandados por ela e qual é sua reputação no mercado. Além disso, sempre coloque em contrato quais são as condições de confidencialidade que envolvem os dados da sua empresa e dos seus clientes. 

BPO é uma escolha

Pense primeiro nas necessidades do seu negócio caso esteja pensando em contratar uma empresa de BPO. Antes de tudo, pondere as vantagens e os possíveis desafios que podem ser encontrados ao fazer esse tipo de terceirização antes de tomar qualquer decisão.

Lembre-se: pesquise até encontrar a melhor empresa para auxiliar com a sua demanda e fique de olho nos contratos. Se for possível, ouça depoimentos e converse com outras empresas que já utilizam o serviço do fornecedor em questão para ter uma visão de quem já é cliente e se está satisfeito com os serviços prestados. Esse é o caminho do sucesso!

Depois de aprender o que é BPO, você pode conferir outras estratégias e boas práticas para auxiliar o crescimento e sucesso do seu negócio. Assine nossa newsletter e acompanhe os novos conteúdos da NeoAssist.

Marketing