Blog
Voltar
Compartilhe

Atendimento Personalizado ao Cliente: Como ser Camaleão?

Neo
calendar 21.2.2019

Você sabe por que o atendimento personalizado ao cliente é tão importante? A resposta é simples: seus clientes não são todos iguais. Continue lendo esse artigo – baseado em uma publicação de Teresa Allen, que você pode conferir na íntegra clicando aqui – para saber todos os segredos desse serviço personalizado.

Os segredos do atendimento personalizado ao cliente

Você sabe por que os clientes mais velhos amam certos tipos de serviço?

Quem respondeu que o motivo principal é o atendimento singular que os representantes comerciais oferecem aos clientes acertou. Eles amam o fato de que esses profissionais os ouvem e doam toda a atenção necessária para um atendimento de qualidade.

Nesse sentido, o representante de serviço pode ser comparado a um camaleão. Ele se adapta e muda sua interação e estilo de comunicação. Não importa quais sejam as diferentes necessidades do cliente.

O atendimento personalizado e a atenção aos detalhes atraem e mantém clientes para a vida toda.

O sucesso está em saber equilibrar o tempo de gasto e seguir em frente para atender o próximo cliente. Dessa maneira, uma ótima equipe de atendimento sabe quando é preciso ser “socorrido” de uma conversa muito longa.

Uma das chaves para a construção de um relacionamentos com o cliente, que qualquer representante pode realizar, é abordar tanto as necessidades do comprador que está sendo atendido quanto daqueles que podem ser os próximos da fila.

Além disso, esse profissional terá de combinar ousadia e simpatia para transmitir a mensagem de que o encontro acabou, o agradecendo pelo tempo cedido e notificando que o próximo cliente já está esperando.

É nesse momento que o camaleão precisa mudar de cor. Por um lado, o operador de atendimento pode precisar atender um cliente de maneira mais lenta e cuidadosa. Por outro lado, há clientes apressados e ocupados. O segredo para lidar com esses últimos é ir direto ao assunto.

De que modo o atendimento personalizado ao cliente traz benefícios à empresa?

Identificar várias categorias de clientes por idade, linhas de produtos, personalidades, características comuns e necessidades especiais são processos importantes para colocações em futuras reuniões de atendimento ao consumidor. Ao o fazer tal exercício em conjunto com a equipe, é provável que ele seja mais instrutivo. Tudo isso em razão da troca de experiências.

Desse modo, quando um representante usa certa abordagem com um cliente, se bem-sucedida, pode ser empregada com outros consumidores semelhantes. Isso entrega às empresas um roteiro de como lidar com as variadas e principais características e personalidades de seus consumidores, compreendendo-os de forma mais rápida.

Também é importante rever atitudes que não deram certo. Você deve identificar os motivos e explorar quais abordagens diferentes poderiam ser tentadas com compradores semelhantes em próximos eventos.

Afinal, o que é ser camaleão no atendimento ao cliente?

Ser camaleão é se adaptar rapidamente às variadas necessidades dos clientes e mostrar um serviço de atendimento personalizado e de qualidade.

Siga essas práticas e use suas diversas cores para dar uma experiência excepcional a cada um de seus consumidores.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!