Blog
Voltar
Compartilhe

Atendimento ou Relacionamento? Aproveite o poder de se relacionar

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 11.4.2016

Na era de se relacionar e valorizar as experiências do consumidor, existe um questionamento fundamental: atendimento ou relacionamento? Essa pergunta é mais simples de ser respondida do que você imagina.


Atendimento ou Relacionamento

E então? Atendimento ou relacionamento? Aliás, qual a diferença? Devemos escolher um ou outro?

É importante, aqui, não nos atermos a definições técnicas para responder essa pergunta. A proposta é pensarmos no que as empresas estão oferecendo aos seus consumidores.

Afinal, para que serve o SAC? É uma ferramenta para (tentar) solucionar a grande demanda de dúvidas, solicitações e reclamações de sua base de clientes ou o jeito mais indicado para desenvolver um relacionamento com a sua base?

Fique com a segunda opção se você pretende ter um negócio longevo e próspero. O SAC perde todo o seu potencial gerador de receita (sim, receita) quando é enxergado como uma máquina de atender solicitações, como custos obrigatórios.

Porque atender é uma parte do relacionamento

Vamos supor que temos uma central de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, que:

  • abre uma infinidade de protocolos;
  • transfere ligações entre departamentos;
  • transfere os consumidores de canal o tempo todo;
  • não disponibiliza canais de autoatendimento (quando o consumidor já sabe se virar) e:
  • dificilmente consegue resolver um problema no primeiro chamado.

Lhe parece uma experiência agradável? Sabemos que não é. Mas sabemos também que essa é uma realidade comum na maioria das empresas que hoje tem um serviço de atendimento ao cliente.

Você não deve deixar de pensar em atender com excelência. Isso é primordial!

O problema acontece quando se pensa somente em atender. Quando se desconecta o atendimento da jornada de relacionamento com o cliente.

Aliás, o pessoal do Agendor falou muito bem sobre isso em um artigo no blog deles: Como o Atendimento ao Cliente influencia no Relacionamento. É justamente o que estamos querendo dizer aqui: atendimento é relacionamento.

Alguns dados podem te ajudar a entender melhor a necessidade de manter relacionamentos saudáveis com clientes

  • Adquirir um novo cliente pode custar até 14 vezes mais que manter um atual na base (Marketing Metrics); – Tuíte esta estatística!
  • Quando o atendimento é ruim, 68% das pessoas desistem da compra ou não voltam (US News);
  • 46% dos consumidores que tiveram experiências negativas com o SAC contam a 10 ou mais pessoas (Harvard Business Review);
  • 23% dos consumidores que tiveram experiências positivas com o SAC contam a 10 ou mais pessoas (Harvard Business Review).

Você pode imaginar o impacto positivo que é ter 23% de seus consumidores bem atendidos espalhando a boa nova para mais de 10 pessoas.

Mas, imagine só a conta quando estamos falando do impacto negativo que é ter 46% de seus consumidores falando mal para mais de 10 pessoas?

A Jornada de Relacionamento com o Cliente

A construção de relacionamento, direta e indiretamente, tem o poder de reduzir custos e gerar mais receitas. Se o seu negócio for baseado em relacionamento com clientes, planejado para crescer em relacionamento tanto quanto cresce em vendas, você pode se surpreender com os resultados.

O desenvolvimento de um relacionamento com clientes não é uma tarefa simples, mas é muito gratificante.

São 6 os passos da jornada de relacionamento com o cliente e, se você estiver ciente de cada uma dessas etapas, entenderá melhor seu consumidor como um todo. São eles:

  1. O olhar – aqui é onde acontece seu primeiro contato com o potencial cliente, antes mesmo da venda.
  2. O flerte – quando seu potencial cliente quer te ouvir. Você precisa se mostrar interessante!
  3. O namoro – a venda ainda não aconteceu, mas seu potencial cliente está cheio de dúvidas. Esclareça!
  4. O casamento – aqui a venda aconteceu e você assumiu um compromisso. Cumpra!
  5. A sustentação – nós sabemos que até os melhores casamentos acabam se não forem bem sustentados. Esteja lá para o seu cliente!
  6. A certeza – o relacionamento já é sustentável e, agora, os dois têm certeza de que fizeram o certo. Você encantou um cliente e ele se tornou fiel!

Para entender melhor como funciona essa construção, veja o artigo completo – Os 6 Passos da Jornada de Relacionamento com o Cliente – ou a Palestra desenvolvida pelo nosso CEO Albert Deweik sobre o assunto.

Conclusão

Atendimento ou relacionamento? Fique com os dois.  Mas entenda que o atendimento é a parte mais importante do relacionamento que você vai construir com seus clientes e precisa ser excelente.

É o pilar que sustenta todo o relacionamento e, se não for bom, pode acabar, em qualquer uma das etapas de sua jornada.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!