Blog
Voltar
Compartilhe

Atendimento humanizado: Como se aproximar de seu cliente em sua jornada fluida

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 25.5.2023

Muito se fala e se escuta sobre atendimento humanizado e jornada fluida do cliente. Mas nem sempre só por esse motivo, sabe-se e entende-se o assunto. E, no caso dos negócios, que se realize tudo isso.

Já parou para pensar sobre o que é atendimento humanizado?

Atendimento humanizado é o tipo de atendimento ao cliente que busca proporcionar uma experiência acolhedora, empática e personalizada. 

É um formato de atendimento que tem como objetivo tratar o cliente como um ser humano, valorizando suas necessidades e emoções e não apenas como um número ou uma transação.

Esse tipo de atendimento leva em consideração as características individuais de cada cliente, seus interesses, preferências e expectativas, buscando, dessa forma, oferecer soluções que sejam realmente relevantes e úteis.

Para que isso aconteça, é preciso que exista uma comunicação clara e transparente, assim como uma linguagem amigável e acolhedora, além do  esforço constante para entender e atender as necessidades dos clientes.

O cliente, nesse tipo de atendimento, é o foco. E não o produto ou a empresa.

Com o decorrer do tempo, os clientes mudaram e, com isso, a forma de interagir com eles, também.

Os clientes de hoje esperam mais do que só bons produtos, serviços e preços. Eles querem se sentir valorizados, respeitados e ouvidos.Esperam que as empresas levem em consideração suas necessidades e suas expectativas. 

O atendimento humanizado, portanto, se torna peça fundamental para construir relacionamentos duradouros com os clientes, aumentar a fidelidade e a satisfação do cliente e impulsionar o crescimento do negócio.

Mas como ter um atendimento humanizado e, de fato, se aproximar do cliente?

Essa é a grande questão atual. As empresas, de forma geral, já entenderam o que é atendimento humanizado e, mais do que isso, compreendem sua importância para seus negócios. Porém, muitas ainda encontram dificuldade de, podemos dizer, operacionalizar.

Colocar em prática algo que no papel e no discurso fazem sentido, mas que muitas vezes na prática não ocorre,

Se a sua empresa já está nesse momento, ou seja, já entendeu a necessidade de colocar o atendimento humanizado em prática, existem algumas dicas que podem ser dadas para colaborar nesse processo de transformar as ideias em práticas.

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas para se aproximar do cliente durante a jornada e realizar um atendimento humanizado. Veja algumas dicas:

Conheça o seu cliente

Esse deveria ser o passo número 1 e não só quando falamos de atendimento humanizado e jornada fluida.

É essencial entender quem é o seu cliente, quais são suas necessidades e expectativas. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, pela análise de dados do comportamento do cliente, tanto na jornada com sua empresa, quanto por meio de indicadores de mercados. Enfim, muitas são as formas de se conhecer o cliente e diferentes ferramentas tecnológicas podem colaborar para isso.

Seja empático

Quando se trata de atendimento ao cliente, empatia é um dos pilares básicos.

Empatia é saber se colocar no lugar do outro e a escuta ativa, que é a interação com atenção e interesse, colabora de forma muito significativa para nos tornarmos mais empáticos. 

Importante destacar que é possível aprimorar essa capacidade e, por isso, realizar momentos de escuta ativa com a equipe de atendimento pode ajudar bastante.

Realize a escuta ativa

Como já dissemos, escuta ativa é aquela na qual existe, de fato, atenção e interesse no outro e no que ele diz.

Essa é uma habilidade fundamental para realizar um atendimento humanizado. Permita que o cliente fale sem interrupções e demonstre que  está compreendendo suas necessidades e preocupações.

Responda de forma clara e objetiva

Depois de escutar, é preciso dar uma resposta que atenda as necessidades. Porém, mais do que isso, é preciso que o cliente compreenda essa resposta.

Responder de forma clara e objetiva é essencial. Porém, o que se deve é oferecer soluções e informações relevantes, Para isso, evite termos técnicos ou jargões que possam confundir o cliente.

Personalize o atendimento

Personalização é outro pilar essencial ao atendimento humanizado.

Cada cliente é único. E, enxergando dessa forma, se faz necessário tratá-lo como tal.

Isso pode ser feito por meio de oferta de produtos e serviços que atendam às necessidades específicas do cliente, demonstrando que o conhece, trazendo informações relevantes captadas por meio das ferramentas, evitando repetições desnecessárias de dados cadastrais já captados.

Enfim, personalizar o atendimento é demonstrar que, de fato, se conhece o cliente.

Mantenha o contato

Após qualquer interação com o cliente, é importante manter o contato para, primeiro, identificar se  suas necessidades foram atendidas e, caso não, oferecer ajuda para que se resolva o que for necessário.

Porém, mesmo que tudo esteja bem, é essencial manter essa relação ativa. Isso pode ser feito por meio de e-mails, mensagens ou telefonemas.

Lembre-se de que o atendimento humanizado é essencial para construir e manter o relacionamento com os clientes e  garantir a fidelização. Esteja sempre disponível e disposto a ajudar, oferecendo o melhor atendimento em todas as etapas da jornada do cliente.

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!