Blog
Voltar
Compartilhe

Ambiente de trabalho: como motivar uma equipe?

Métricas e dados
calendar 10.6.2020

Já sabemos que, para alcançar bons resultados, é fundamental oferecer serviços de qualidade ao cliente, certo? Porém, muitas empresas esquecem de que isso tem relação direta com a boa experiência do colaborador. Confira a importância de manter um ambiente de trabalho saudável e nossas dicas de como motivar uma equipe.

Qual a importância de criar e manter um ambiente de trabalho saudável?

ambiente de trabalho saudável & experiência do colaborador

Como falamos, a experiência do consumidor não é o único fator que deve ser considerado em uma empresa. Antes de tudo, as marcas devem pensar em manter um ambiente de trabalho saudável e que atenda às demandas dos colaboradores. 

Mas, você sabe por que? É simples! Um ambiente de trabalho saudável contribui significativamente para a felicidade e o bem-estar dos funcionários. Como consequência, eles se sentirão mais conectados com o propósito da empresa e poderão melhorar seus desempenhos.

Além disso, é importantíssimo que esses colaboradores queiram crescer e alcançar novas posições dentro da empresa. Essa motivação contribuirá significativamente para expandir tanto seus resultados individuais, quanto os coletivos. 

Lembre-se de que todas essas práticas impactam diretamente na boa experiência do cliente com sua marca. Principalmente, se os seus colaboradores trabalharem na área de atendimento, como SAC e Call Center. Então, valorize-os antes que você os perca para outras empresas, ok? 

Confira a seguir como motivar uma equipe e mantê-la produtiva no ambiente de trabalho.

5 dicas de como motivar uma equipe

Já sabemos que as empresas precisam manter o bom desempenho de seus times para alcançar bons resultados. Mas, como fazer isso da melhor maneira? A palavra-chave nesse caso é: motivação. 

Vejamos as 5 práticas essenciais de como motivar uma equipe:

  1. Manter um ambiente de trabalho acolhedor;
  2. Treinar sua equipe com frequência;
  3. Reconhecer e recompensar seus colaboradores;
  4. Não se prender ao Tempo Médio de Atendimento (TMA) de sua central;
  5. Disponibilizar boas ferramentas.

Confira agora o que significa cada uma delas:

1. Manter um ambiente de trabalho acolhedor

bom ambiente de trabalho

O primeiro passo de como motivar uma equipe é manter um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Isso porque, ao se preocupar com a cultura organizacional da empresa, é mais provável que você consiga manter os colaboradores mais felizes e satisfeitos.

Portanto, disponibilize pesquisas internas de satisfação e incentive seus funcionários a respondê-las. Com isso, você poderá avaliar aspectos variados de sua organização e criar planos de ação para os pontos que precisam de melhoria. 

Desse modo, ao apostarem na experiência do colaborador, as marcas terão resultados melhores, do funcionário, do time e da área como um todo. 

Lembre-se de que um bom ambiente de trabalho é um fator decisivo. Então, se você ainda não desenvolve essa prática, está na hora de repensar suas estratégias! 

2. Treinar sua equipe com frequência

Outra dica importantíssima de como motivar uma equipe é treiná-la com frequência. Assim, além de aperfeiçoarem suas habilidades, os colaboradores poderão alcançar suas metas mais facilmente.

Confira nesse artigo como usar a inteligência emocional como aliada e preparar seus funcionários para lidarem com os problemas que surgirem.

Além disso, não esqueça de mostrar aos colaboradores a importância e o impacto de suas funções para os resultados da empresa. Como consequência, eles se sentirão cada vez mais motivados a melhorarem seus desempenhos.

Por fim, fazer reuniões semanais também é uma ótima prática. Desse modo, ao acompanhar as rotinas de seus times e entender quais os pontos de melhora no ambiente de trabalho, você poderá focar em ações mais assertivas.

Tudo isso é extremamente necessário para engajar a equipe. Porém, como falamos, as metas corretas vêm acompanhadas de boas estratégias. Então, estude todo o cenário de sua empresa e crie ações reais que realmente façam sentido aos colaboradores.

3. Reconhecer e recompensar seus colaboradores

Práticas como reconhecer e comemorar cada conquista de seu time são extremamente importantes. Isso porque elas possuem relação direta com o engajamento e a motivação de cada funcionário.

Além disso, é fundamental recompensar sua equipe, ok? Uma boa dica é construir a jornada do colaborador e se atentar a todas as suas etapas. Como resultado, você poderá aumentar a satisfação dos funcionários e diminuir as taxas de rotatividade (turnover) entre suas áreas.

Não se esqueça de manter um olhar personalizado sobre os colaboradores. Assim, além de reconhecer seus trabalhos, você também conseguirá incentivá-los e desenvolvê-los. E tudo isso aumentará – significativamente – a qualidade do ambiente de trabalho e a boa experiência do colaborador.

4. Não se prender ao Tempo Médio de Atendimento (TMA) de sua central

Se você quer uma dica valiosa, lá vai: não foque em Tempo Médio de Atendimento como medida de sucesso. Agora, pode ser que você esteja se perguntando se um TMA baixo não significa uma boa experiência do cliente.

Bom, pode ser que sim, mas também pode ser que não. De fato, essa prática pode, sim, ser o resultado de um bom serviço de atendimento. Porém, nem sempre.

Desse modo, não pressione seus colaboradores a finalizar um chamado rapidamente. Ao focar em um TMA baixo, muitos problemas podem ficar sem solução. E sabemos que o resultado disso é uma péssima experiência do colaborador e, também, do cliente.

Então, incentive seus colaboradores a focarem na resolução dos problemas do consumidor e ofereça a eles um ambiente de trabalho saudável e propício para lidarem com qualquer situação. Caso contrário, um funcionário pressionado não se sentirá motivado e, dificilmente, atenderá os clientes com empatia.

Uma dica de métrica que pode ser mais estratégica? A First Call Resolution (FCR) – ou Resolução na Primeira Chamada, em português, pode ser excelente para sua operação.

ambiente de trabalho & como motivar uma equipe

5. Disponibilizar boas ferramentas

Ao pensarmos em como motivar uma equipe, devemos considerar todas as ferramentas disponibilizadas no ambiente de trabalho. Isso porque não adianta nada seus colaboradores estarem no ápice da motivação se a empresa não investe em processos eficazes.

No caso da área de atendimento, se você quiser bons resultados, uma boa dica é dispor de uma plataforma omnichannel. Desse modo, sua equipe poderá trabalhar com informações rápidas, atualizadas e com todo o histórico do cliente. Além disso, também é possível oferecer ao consumidor a mesma experiência em todos os canais de suporte, já que eles são integrados de verdade.

Ao final, não apenas o consumidor sairá satisfeito, como também você conseguirá melhorar os resultados de sua equipe (tanto individual, quanto coletivo) e de sua empresa, no geral. 

Ambiente de trabalho e experiência do colaborador: foque em bons resultados

Ao chegar até aqui, você provavelmente compreendeu a importância de manter um bom ambiente de trabalho para seus colaboradores. Como falamos, além de aumentar significativamente o desempenho da equipe, você também conseguirá diminuir a taxa de rotatividade dos funcionários.

Portanto, tenha como objetivo trazer mais qualidade de vida para o ambiente de trabalho. Só assim você será capaz de manter um clima benéfico e dinâmico, além de poder aumentar a régua de complexidade e exigência sobre seus serviços.

Então, siga nossas dicas e lembre-se de que antes de focar na satisfação do cliente, é preciso se dedicar à boa experiência do colaborador. Desse modo, sua empresa consegue equilibrar as ações e se tornar referência em respeito e valorização de funcionários.

Canais de Atendimento: quais disponibilizar?


557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!