redes sociais para empresas redes sociais para empresas

Entenda a importância das redes sociais para a sua empresa

6 minutos para ler

Quando falamos de atendimento ao cliente, as redes sociais têm um papel muito importante para criar uma relação de proximidade entre cliente e empresa, isso porque os usuários utilizam as mídias sociais tanto para acompanhar a vida social de seus ídolos e amigos quanto para se atualizar do que as empresas estão fazendo e falando. 

Cerca de 78% das empresas brasileiras, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte, estão presentes em pelo menos uma mídia social e também acreditam que elas podem influenciar boas parcerias e aumento de vendas. 

Que as redes sociais são importantes e estão muito presentes no dia a dia dos clientes, isso já percebemos, mas como podemos ver esses benefícios na prática?

Os principais benefícios das redes sociais para as empresas

Posicionamento de Marca

Um dos principais benefícios das redes sociais é que através delas você consegue entender melhor quem é o seu público-alvo e ele consegue saber mais sobre a sua marca.

As mídias sociais são o melhor lugar para trabalhar o posicionamento de sua marca através de estratégias. É um ambiente onde você pode publicar fotos, vídeos e textos para poder criar uma relação de proximidade com o cliente e humanizar a sua marca. 

É importante que a empresa seja sincera e transparente em suas redes sociais. O consumidor 5.0 é heavy user de internet e está por dentro de tudo o que acontece na sociedade. Esse novo consumidor não quer apenas saber dos serviços que a empresa oferece, ele quer também uma organização que sabe se posicionar diante de questões sociais. 

Proximidade com os clientes 

Outro ponto muito vantajoso de utilizar as redes sociais é a proximidade que ela pode trazer para a relação empresa e cliente.  Além disso, através da análise de métricas, é possível conhecer melhor o seu público-alvo e o que ele espera da sua empresa. 

As redes sociais são uma ótima opção para quem quer ter o cliente mais próximo e engajado com a marca.

Prospecção de novos clientes

Na hora de fazer a prospecção de clientes, sabemos que existe a prospecção ativa e a passiva. As redes sociais se encaixam na prospecção passiva, onde quem toma a iniciativa são os clientes. 

Por isso, as mídias sociais têm o importante papel de gerar conteúdos que estimulem os clientes a se sentirem à vontade para ir atrás de novos fornecedores para o seu negócio.  

Fidelização de clientes 

Além de todas as vantagens que citamos acima, com a ajuda das mídias sociais também é possível fidelizar os seus clientes

As redes sociais permitem manter um canal de contato direto com os clientes e através delas, eles podem expressar suas opiniões e descontentamentos e receber uma resposta com maior rapidez. 

Um atendimento bom e rápido pelas redes sociais pode fidelizar os seus clientes. Porém, é necessário estar atento, pois assim como é possível atrair os seus clientes, é também possível afastá-los, uma vez que ao se deparar com muitos comentários negativos em sua página na internet, os consumidores interessados podem criar uma imagem negativa da sua empresa. 

Maior tráfego para o seu site 

Os sites são uma das maiores ferramentas para atrair novos clientes pois reúnem informações institucionais cruciais, conteúdos, materiais ricos, além de ser uma importante fonte de vendas para a organização.

E para ajudar a aumentar o tráfego de seu site, uma boa opção são as redes sociais, isso porque elas funcionam como catalisadores.

Ao interagir com o seus seguidores nas redes sociais, você consegue direcioná-los para o seu site, para acompanhar um conteúdo completo e aprender com os seus materiais ricos. 

Quais são as melhores redes sociais para se usar em sua empresa? 

Neste artigo falamos muito sobre a importância das redes sociais e os seus benefícios, mas você deve estar se perguntando:  quais são as melhores redes para a minha empresa? 

No Brasil, atualmente, as maiores redes sociais são o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. 

Facebook

O Facebook, apesar de não ser mais uma das principais redes usadas pelos brasileiros, ainda é a maior mídia social do mundo e apresentou crescimento em 2022. De acordo com dados divulgados pela Meta, a rede social conta com 2,94 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. 

A rede ainda é uma boa opção para manter um relacionamento entre a empresa e o cliente porque a sua plataforma permite a divulgação de diferentes tipos de mídias, como textos, fotos e vídeos. Além de ter a opção de patrocinar campanhas, o que pode aumentar o alcance das ações. 

Instagram

De acordo com um artigo publicado pela Folha de São Paulo, no Brasil existem 50 milhões de pessoas conectadas ao Instagram. 

A rede também pode ajudar muito a sua empresa, pois conta com um apelo visual muito grande, o que torna mais fácil a interação com os usuários. 

Além disso, cada vez mais instituições e pessoas jurídicas têm usado o Instagram para vendas, pois é muito fácil criar uma página comercial para o seu negócio utilizando esta rede. 

Twitter

O Twitter é muito utilizado por empresas de diversos setores para criar uma relação de proximidade com os seus clientes e também com outras organizações.

De acordo com um levantamento realizado pela Statista, o  Brasil possuía em janeiro de 2022 cerca de 19,05 milhões de acessos no Twitter

A melhor forma de trazer ganhos para a sua empresa usando o Twitter é ter um bom planejamento de conteúdos para o seu público-alvo. 

LinkedIn

O LinkedIn é conhecido por ser a maior rede social corporativa do mundo. Ele é muito utilizado pelas empresas para fazer o recrutamento de novos colaboradores, por exemplo. 

Um dos maiores benefícios de utilizar essa rede é que você pode estreitar o seu relacionamento com pessoas e empresas de diversos lugares, além de poder trabalhar melhor a imagem de sua organização. 

Como escolher a melhor rede social? 

Pronto. Agora você já conhece as principais redes sociais para empresas, para escolher qual é a melhor para o seu negócio, é preciso levar em conta fatores como: 

  • Onde o seu público-alvo está mais presente;
  • Qual rede social tem mais a ver com o tipo de trabalho que a sua empresa oferece;

Conhecendo bem as características de cada uma delas fica mais fácil escolher, não é mesmo? 

Como estruturar uma operação de atendimento ao cliente
Posts relacionados

Deixe um comentário