Blog
Voltar
Compartilhe

Phygital: A experiência do consumidor 5.0

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 30.9.2021

Já sabemos que a tecnologia é uma das nossas principais aliadas no futuro. Muito se fala de como ela estará associada 

Ouvimos dizer que o futuro será digital e integrado, mas o que isso realmente significa? Quando pensamos na internet das coisas e na conectividade proporcionada pelo 5G, esse futuro high-tech realmente parece estar mais distante. 

Mas ao pensarmos em Phygital, a realidade é diferente: a convergência entre a realidade física e digital já acontece

Mas afinal, o que significa Phygital?

É um termo da língua inglesa, que mescla as palavras physical + digital, e significa a relação entre o ambiente físico integrado ao virtual, ou vice-versa. Este termo está atrelado ao conceito de hiperconexão dos indivíduos.

Onde os universos coincidem

Agora que já está mais familiarizado com o termo, pode se questionar: “Mas onde este universo está?”. Para essa questão olhe à sua volta, já vivemos o Phygital. Isso porque cada vez mais as barreiras entre o físico e o digital se tornam mais invisíveis. 

Vamos pensar no seguinte cenário:

Você entra em um mercado, abre o aplicativo daquela loja, e com base no seu histórico de compras, o app desbloqueia uma série de ofertas para os produtos que você costuma consumir. Então você decide os itens e vai até um caixa de autoatendimento, dentre as opções você opta por pagar utilizando um QR code e finaliza a transição através da carteira digital ou Pix. 

Isso é uma experiência Phygital. Parece coisa do futuro, mas já é o nosso presente.

Consumidor 5.0

É necessário estar preparado para o consumidor moderno. A marca precisa se atualizar às demandas do cliente pois é ele quem pauta as interações e opta se serão feitas de forma online ou offline. Resta então que cada empresa se prepare para atendê-lo de forma física, digital e Phygital. 

Como por exemplo: 

Em uma loja de roupas, que tal adicionar às etiquetas de preço um QR code que leva para seu aplicativo com os tamanhos e cores, e caso não tenha na loja naquele momento, habilite uma opção para ele receber em casa.

Repensar a jornada do cliente

Já entendemos que o propósito do phygital é tornar as barreiras entre as realidades atuais cada vez mais imperceptíveis, dessa forma, utiliza-se das inovações tecnológicas. Quando pensamos nas operações comerciais, o propósito segue o mesmo, mas se soma a ele agilidade nas compras, uma boa experiência e satisfação. Dessa forma você minimiza os ruídos da comunicação entre empresa e consumidor. 

Sendo assim, faça uma análise na jornada do cliente e todas as etapas de relacionamento dele com seu negócio, busque onde a tecnologia e a conectividade podem auxiliar neste processo

Análise onde seus consumidores estão, se é necessário incluir QR Codes nas embalagens, realidade virtual para que vejam detalhes dos produtos, a utilização de inteligência artificial nos canais de atendimento etc.

A Experiência Phygital

Uma empresa que trabalha com o cliente no foco de suas operações, tende a estar atualizada e buscando melhorias. O exemplo anterior mostra como a integração dos mundos, físico e digital, tem auxiliado na Experiência do Consumidor e, em contrapartida, o consumidor devolve à empresa uma série de percepções que surgem através da boa vivência. O menor esforço do cliente em se relacionar com a marca gera, portanto, lealdade entre as partes. 

Conclusão

Uma empresa que busca uma estratégia Phygital está buscando maior agilidade e aproximação com seu consumidor, através da interatividade, resultando numa imersão de experiências virtuais e reais, que só são possíveis pela conectividade. 

Logo, o conceito de Phygital resulta na diluição das barreiras, buscando cada vez mais a integração entre as realidades físicas e virtuais, onde a comunicação se converge em um só lugar

Guia definitivo da jornada do consumidor

558 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!