Blog
Voltar
Compartilhe

7 dicas de atendimento ao cliente para construir relacionamentos mais fortes

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 7.11.2016

O consumidor está cada vez mais exigente e busca marcas com que possa ter um relacionamento e atendimento real, ele precisa de um atendimento rápido mas que seja de qualidade e não perca a essência de um atendimento exclusivo.

O consumidor quer ter um relacionamento sério com sua empresa.

Por isso, trouxemos um artigo hoje que fala como construir um relacionamento mais forte com seus clientes.

Este artigo foi publicado no Blog Salesforce.


O campo de atendimento ao cliente está passando por uma grande mudança, para melhor. Uma vez  que as equipes de atendimento ao cliente estão agora – finalmente – sendo reconhecidos como motores de engajamento e crescimento.

As melhores equipes de atendimento ao cliente criam laços mais fortes com seus clientes todos os dias para defender  as promessas das equipes de marketing e vendas.

Mas o atendimento ao cliente não deve ser apenas um departamento, ele deve ser o foco de toda a empresa . Portanto, aqui estão sete idéias para ficar mais perto de seus clientes e construir relações mais fortes.

1. Envolver todos os departamentos no atendimento ao cliente.

O serviço ao cliente ou de suporte ao cliente devem ser os principais simpatizantes de sua empresa. Eles estão constantemente passando por uma série de desafios, e  testemunham as piores frustrações de seus clientes e também, os momentos de gratidão.

As conversas que os operadores têm com os clientes todos os dias, devem orientar as decisões do dia-a-dia da área de produtos, marketing, RH e TI. Tudo isso ajuda a empresa tomar algumas ações simples para quebrar barreiras dentro da empresa.

Por exemplo, considere se compartilhando funções de atendimento ao cliente. Se revezem respondendo perguntas no chat ao vivo ou participem de outros serviços envolvidos na resolução de consultas dos clientes. Isso ajuda a trazer cada membro da equipe para frente dos problemas, mostrando as dificuldades do cliente.

Funcionários de diferentes departamentos também podem participar das preocupações dos clientes que são relevantes para melhorar seus produtos e serviços. Na prestação de apoio direto, cada membro da equipe pode se tornar um cliente também.

2. Prioridade de valor acima do preço.

Olhe para as maneiras pelas quais a sua empresa adiciona valor à vida ou a empresas de seus clientes e resolve seus problemas. Concentre suas mensagens de marketing sobre os benefícios do seu produto ou serviço, em vez de falar somente em preço.

Os potenciais clientes estão à procura de soluções para os desafios e formas de aumentar as suas próprias receitas comerciais específicas. Em vez de posicionar seu produto como uma pechincha, enfatize os pontos específicos de valores que os clientes devem esperar para gerar.

Olhe o feedback do cliente e use como inspiração ao desenvolver mensagens de marketing. As mensagens devem refletir como seus clientes pensam e como se sentem, tornando-o mais autêntico e mostrando a seus clientes que você e entende e sabe quais são suas necessidades.

3. Crie um conselho consultivo de clientes.

Pense em seus clientes como parceiros para o seu negócio e dê lhes um lugar na mesa através da criação de um conselho consultivo de clientes.

Este grupo deve ser pequeno, mas representativo em sua base de clientes. Equilibre novos clientes com clientes mais antigos.

Você pode optar por realizar reuniões formais, criar um fórum on-line ou você pode achar uma maneira mais fácil para se conectar em uma base individual. Independentemente de como você trabalhar com seus conselheiros, mantenha os perto de suas decisões de produtos e marketing. Peça seus conselhos antes de lançar qualquer coisa. Posicione os como seus confidentes mais confiáveis.

4. Amplie os segmentos de clientes mais bem sucedidos.

Crescimento agressivo é o sonho de toda empresa B2B, por isso pode ser tentador lançar sua vasta rede e adquirir vários clientes. Mas com o crescimento sem foco vem um alto risco de cancelamentos se os clientes insatisfeitos perceberem suas mensagens de marketing como promessas vazias – por isso, é melhor ir devagar.

Estreite seu foco e se especialize. Aprimore em segmentos de clientes que você conhece melhor, e clientes que terão o melhor potencial para o sucesso com o seu produto ou serviço.

Estes serão os clientes com os valores mais elevados durante a vida (LTV) e taxas de retenção.

5. Trate assinaturas como relacionamentos diretos.

O Software-as-a-service (SaaS) anulou os modelos tradicionais de apoio. Mais do que nunca, o sucesso do cliente é impulsionado por relações em curso.

Um cliente novo custa de seis a sete vezes a mais do que manter um já existente, desse modo a retenção de clientes é tão importante quanto a aquisição.

Além de levar os usuários a se inscrever, você também tem que dar-lhes incentivos para que eles fiquem por perto. Mesmo se você tem milhões de clientes, tome tempo para se envolver com cada um deles, mensagens personalizadas e check-ins podem ajudar.

Use os dados de seus clientes para determinar o período correto de se aproximar. Existem vários sinais de cancelamento iminentes – incluindo mudanças na conta ou uma conta estagnada, feedback negativo, diminuição de sessões e taxas de uso, por isso, não deixe de perceber e responder esses sinais.

Se você não tiver um processo para isso, implemente um que incentive seus clientes a chegarem para ajudar quando necessário. Certifique-se de cada cliente tem as ferramentas que eles precisam para ter sucesso.

6. Traga a humanidade e sua presença no mercado.

As pessoas gostam de fazer negócios com outras pessoas, assim também as grandes personalidades por trás do brilho de sua marca. Incentive suas equipes de atendimento ao cliente a tomarem posse de suas comunicações para falarem e escreverem de uma forma que soe natural para os clientes.

Faça upload de fotos de eventos da equipe e dias casuais no escritório para suas contas nas redes sociais e incentive os funcionários a compartilharem conteúdo em suas próprias redes sociais também.

Isso não quer dizer que a mensagem, valores e voz da sua marca não são vitais – pois definitivamente eles são. Você não quer que sua equipe o abandone, portanto, crie um estilo para guiar suas redes sociais.

Quanto mais vida sua empresa possuir, mais seus clientes vão adorar fazer negócios com você. Afinal, é mais fácil de se conectar com outros seres humanos do que com as páginas de destino.

7. Ajude seus clientes a ter sucesso em um nível pessoal.

Há um ser humano do outro lado da linha telefônica. Assim como você, essa pessoa tem ambições e está à procura de oportunidades de crescer e melhorar. Você tem uma oportunidade poderosa para ajudar essa pessoa a olhar grande.

Quanto melhor o seu relacionamento comercial realiza, mais potencializado seu cliente estará em seu próprio papel. Uma forma de distinguir a sua empresa como um fornecedor é demonstrar que você está investido no sucesso do seu cliente em um nível pessoal.

Prepare grandes programas de apoio, compartilhe dados extras e participe das reuniões de equipe e eventos da empresa. Faça o que é preciso para ser o melhor fornecedor do seu cliente.

Quando se trata de construção de relacionamento, são os menores gestos que mais importam. Demonstre é humano, se importa e cuida de sua marca e da marca de seu cliente.

Seja quem você é e seus clientes vão tomar conhecimento. O segredo para relacionamentos mais fortes com clientes não tem nenhuma segredo – é ser alguém real.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!