Blog
Voltar
Compartilhe

É 6 vezes mais caro conseguir novos clientes do que reter um existente

Métricas e dados
calendar 30.3.2016

Alguma vez já te passou pela cabeça que conseguir novos clientes é muito mais caro do que reter um existente? Acredite: isso é fato. Atender bem o consumidor é o que vai manter sua empresa viva nos próximos anos.


Sim. É isso mesmo que você leu. Conseguir novos clientes pode te sair muito mais caro do que manter os existentes na base.

Não é novidade nenhuma dizer aqui que o atendimento ao cliente é fundamental para o seu negócio e, como já batemos na tecla várias vezes, será o principal diferencial competitivo nos próximos anos.

Mas você já tinha parado para pensar pela perspectiva do seu bolso? Pela perspectiva de que o relacionamento não deve ser encarado como um custo, mas sim como um investimento?

Eu poderia perder mais algumas linhas, aqui, lhe explicando estratégias para reduzir seus custos e gerar mais receitas com um SAC bem estruturado e voltado para o novo consumidor, mas temos uma série de artigos mais específicos que podem te ajudar nisso.

No entanto, dessa vez, quero te chamar atenção. É alarmante saber que ainda temos um atendimento tão ruim e que isso prejudica diretamente, não somente os consumidores, mas todo o ecossistema empreendedor.

Estamos na era do consumidor! É hora de olhar para o futuro. Futuro que, devo te lembrar, já está entre nós. É hora de pensar em como podemos ser úteis para cada pessoa que depende de nossos produtos e serviços.

O pessoal do Agendor fez um artigo bem bacana, indicando 7 dicas práticas de como reter mais clientes. Agora que você sabe o quanto pode economizar retendo, fica a dica!

Abaixo, algumas estatísticas que falam do quanto você pode economizar (e lucrar) ao se dedicar a mais retenção do que aquisição.

Porque conseguir novos clientes é mais caro que manter os atuais?


É importante estar atento! Os investimentos em marketing e aquisição de clientes continuarão crescendo nos próximos anos, e isso é inevitável.

Mas, se você quiser estar a frente, fazer a diferença e ter a consciência de que um cliente fiel custa pelo menos 6 vezes menos, é hora de pensar em reter seus clientes. É hora de pensar em encantá-los.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!