Blog
Voltar
Compartilhe

6 dicas de cobrança para melhorar a experiência do seu cliente

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 10.12.2020

Um tema que pode ser considerado até mesmo polêmico, são as formas de realizar cobranças em empresas. Muitas negócios encaram a cobrança como um tabu e podem ter dificuldade no momento de realizá-la, ou a fazem de forma equivocada. Receber algumas dicas de cobrança pode fazer com que você amplie suas opções deixando ainda melhor a experiência do seu cliente.

Caso a sua empresa tenha um alto índice de inadimplência, ou esteja em busca de opções que podem facilitar o momento de cobrar, você chegou ao lugar certo. 

Continue a leitura e veja 6 dicas para tornar a cobrança em seu negócio mais tranquila e eficiente. 

1. Implemente regras

Deixe claro desde o princípio quais são as condições de pagamento. Elabore um contrato com as cláusulas referentes a forma que a cobrança é feita, especificando os direitos e deveres dos clientes. Assim, especifique também as ações que serão tomadas no caso de quebras de contrato, multas e outros valores envolvidos para que não restem dúvidas. 

6 dicas de cobrança para melhorar a experiência do seu cliente

Essa burocracia é extremamente necessária para que o seu relacionamento com o cliente seja construído de forma profissional e transparente. Este contrato deve ser assinado e disponibilizado para ambas as partes, contratante e contratado. 

Assim você vai criando uma gestão financeira segura e estruturada. É muito importante que o seu financeiro saiba dialogar de maneira mais firme quando necessário, porém de forma cautelosa diante dos inadimplentes. Em nenhuma hipótese torne a cobrança constrangedora para o cliente, isso além de não ser eficiente, cria uma má imagem para a empresa.

Dica de cobrança extra:

Nesse momento inicial, você pode fazer uma análise junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), para ver o histórico do cliente, se possui dívidas e débitos anteriores que ficaram pendentes.

2. Privilegie bons pagadores

Cultive um bom relacionamento com o seu cliente. As pessoas gostam de ser reconhecidas  pelos seus feitos e você pode aproveitar essa oportunidade oferecendo privilégios aos que são bons pagadores.

Você pode realizar sorteios, considerando como critério de participação estar com o pagamento em dia, por exemplo.

Esse tipo de ação busca cativar os clientes que estão com os pagamentos em dia e estimular os que estão em atraso com os pagamentos, a quitar as pendências e se regularizar para participar dos benefícios oferecidos.

Lembre-se: é uma boa ideia privilegiar os bons pagadores de uma forma que não exponha quem não está com o pagamento em dia. Em nenhuma hipótese, realize ações que podem constranger aqueles que estão inadimplentes.

3. Adeque-se a situação

Os clientes não são iguais, e a mesma abordagem de cobrança não serve para todos. Por isso é necessário buscar entender o perfil de pagamento dos seus clientes e ter diferentes opções de cobrança.

Tente métodos diferentes de negociação e faça observações a respeito das respostas dadas pelos seus clientes, assim você consegue se adequar cada vez mais a situação e oferece um serviço de mais valor ao seu cliente.

4. Tenha meios de cobrança eficientes

Métodos de pagamento tradicionais costumam exigir muitas ações que partem do cliente. Isso acaba dando a oportunidade dele não realizar alguma delas no meio do caminho, e com isso, o pagamento não é realizado.

Disponibilize diferentes meios de pagamento para seus clientes

Uma forma de evitar que aconteçam os imprevistos no meio do caminho é automatizando o seu sistema de pagamento. A cobrança recorrente, por exemplo, debita o valor diretamente do cartão de crédito do cliente mês a mês. 

A cobrança nesse método elimina a necessidade de uma conta a mais para o cliente pagar, por ser feita de forma automatizada no cartão. Então, outra vantagem é que a opção de não realizar o pagamento diminui significativamente.

5. Renegocie dívidas

Essa dica de cobrança é para lembrar que imprevistos acontecem, levando bons pagadores à inadimplência. Portanto, renegocie as dívidas quando necessário.

Melhor receber o pagamento de forma parcelada com menores valores do que não receber. Dessa maneira a renegociação é vantajosa tanto para a empresa, que receberá o valor, quanto para o cliente que terá a oportunidade de colocar suas contas em dia.

6. Ofereça descontos e promoções

Você já ouviu falar em descontos de pontualidade? Eles são uma ótima opção de incentivo. Eles são aplicados quando os clientes realizam o pagamento antes da data de vencimento. 

Os descontos de pontualidade costumam ser oferecidos em porcentagem, de 5 a 10%, e somente são aplicados caso o pagamento seja efetuado na data correta. 

Ainda que não pareça um número expressivo, a lógica parte do cliente ter que realizar o pagamento de toda forma, então ele opta por fazer isso em tempo hábil para aproveitar o desconto. 

É interessante pensar que as formas de cobrança são artifícios que você deve usar para criar um melhor relacionamento com o seu cliente e deixar todas as operações transparentes. Sendo assim, será necessário testar para ver qual se adequa melhor ao seu negócio.

Cada empresa possui uma característica própria que poderá ser explorada, com essas dicas de cobrança você encontrará uma forma que melhor se encaixa ao seu plano de negócio.

Quer saber o que considerar na hora de decidir as formas de pagamento do seu negócio? Clique aqui e confira!

Experiência do consumidor: Por que todo esse Buzz?

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!