SAC Multicanal SAC Multicanal

5 vantagens táticas do SAC Omnichannel

5 minutos para ler

O SAC Omnichannel pode ser estratégico para sua empresa enxergar cada cliente como único em ambientes 360º de consumo e relacionamento.

Quer saber o que é o SAC Omnichannel e o que empresas e clientes ganham com isso? Então continue lendo!


Ícones de e-commerce, e-mail, telefonia e tecnologia

Afinal, o que é o SAC Omnichannel?

Enxergue o seu cliente como seu melhor meio de divulgação. Um bom atendimento, principalmente em um momento de dúvida ou reclamação, será um diferencial importante no bom relacionamento da sua empresa com os consumidores. E cliente satisfeito significa indicação de novos clientes.

O atendimento ao cliente é um desafio constante para todas as empresas. Nos últimos anos, com a diminuição do custo de acesso à internet e popularização das redes sociais, o desafio ficou ainda maior.

Para ajudar as empresas nessa jornada, surgiu o SAC Omnichannel, que engloba tanto os meios tradicionais, como por exemplo, telefone e fax, quanto novas formas de comunicação, como chat online, e-mail, mídias sociais. Mas ainda mais importante: todos estes meios estão integrados.

Para atender bem a todos os clientes, confira abaixo os benefícios de usar o SAC Omnichannel na sua empresa.

1. O SAC Omnichannel atende a todos os perfis de clientes


Há o cliente que está sempre conectado, portanto ele prefere utilizar o chat online ou o e-mail para entrar em contato com a empresa. Outras pessoas, optam por uma solução imediata e utilizam o autoatendimento.

Existem os que recorrem primeiramente ao telefone e aqueles que utilizam as redes sociais. Qual a estratégia da empresa nesse momento? Se adaptar ao cliente para mantê-lo e conquistar novos! O SAC Omnichannel é ideal para atender cada perfil de cliente.

2. Facilita a atualização de informações


Imagine que sua empresa tem uma base de 10 clientes. Manter o cadastro com informações atualizadas é algo relativamente simples, basta perguntá-los no momento da compra. Para microempresas, é possível manter as informações atualizadas através do telefone.

Para pequenas, médias e grandes empresas, no entanto, atualizar as informações dos clientes pode ser um problema. Imagine um cliente que se mudou e precisa ligar para o SAC informando o novo endereço.

Na correria do dia a dia, nada melhor do que mandar um e-mail ou mensagem em uma rede social informando a mudança. E pronto! Sua empresa atualiza a base e o cliente fica satisfeito com a agilidade. Ponto para você.

3. Integração dos setores de atendimento


O consumidor moderno deseja um atendimento customizado. Isso significa que as interações realizadas na internet precisam ser monitoradas e registradas como atendimento. Se um cliente pergunta algo na web, perguntar a mesma coisa em uma ação de telemarketing demonstrará falta de organização (para não falar da perda de contexto) e pode causar estresse.

Portanto, integre os dados do cliente em uma mesma plataforma para ter um cadastro que vai ajudar em qualquer canal de atendimento.

Atendimento Omnichannel: A Importância de uma Ferramenta Unificada

4. Atendimento em qualquer dia/hora


Sim, o seu cliente espera interagir com a sua empresa a qualquer hora do dia, em qualquer lugar. Isso significa a fila do banco, a espera no consultório do médico ou durante o dia de trabalho.

Por isso, aposte em canais de atendimento que permitam essa conveniência ao cliente (como o WhatsApp, por exemplo). Além disso, canais de autoatendimento como chatbots e FAQs, também podem ser muito úteis para atender as expectativas dos clientes.

5. Canal de atendimento é estratégia


Via de regra, um canal de comunicação corporativo busca os seguintes objetivos: branding, relacionamento ou vendas. Um SAC omnichannel é muito útil tanto para o relacionamento quanto para a gestão da marca. Entenda o fator omnichannel do seu SAC como um investimento necessário, em vez de um custo.

Integrar todos os canais em uma mesma plataforma de atendimento é essencial, pois além de visualizar os contatos de forma mais simples, é possível obter uma visão única do consumidor.

Onde quer que seu cliente esteja, ele pode falar da sua empresa. Mesmo que sua empresa não esteja presente naquele canal específico de comunicação.

Por isso, é indispensável monitorar. Caso você perceba ser necessário um novo canal de SAC, invista para atender à demanda dos seus clientes. É mais barato prevenir do que remediar.

E então, vale ou não vale a pena investir em um SAC Omnichannel?

Quer dicas para modernizar sua central de atendimento? Então assista ao vídeo a seguir:

Conclusão

Você já parou para pensar sobre o que faz um atendimento ser excelente? O que de fato aproxima empresas e consumidores?

A verdade é que o atendimento ainda é ruim e os consumidores enfrentam diversas barreiras para ter relacionamentos duradouros e sólidos com as empresas das quais adquirem produtos e serviços.

Posts relacionados

Deixe um comentário