Blog
Voltar
Compartilhe

4 dicas para você superar as dificuldades financeiras

Métricas e dados
calendar 13.12.2018

Segundo especialistas, o número de consumidores e de empresas inadimplentes no país em 2018 vem batendo recordes mês a mês. 

dificuldades financeiras

De acordo com uma pesquisa feita recentemente pelo Serasa, o número de micro e pequenas empresas inadimplentes atingiu a marca de mais de 5 milhões, em junho, deste ano.

Segundo o estudo, a inadimplência é reflexo do lento crescimento da economia, dificuldade na geração de caixa e o aumento do custo de matérias-primas. O setor de serviço é o que mais possui inadimplentes, seguido pelo comércio e pela indústria.

Como você pode ver, de fato, há uma tensão econômica e muitas empresas estão sendo prejudicadas., no entanto, é importante ressaltar que, nem tudo está relacionado apenas a economia do país.

Infelizmente, por vezes, o próprio empreendedor acaba por administrar o negócio de maneira errada e a inadimplência se torna recorrente na rotina desse empresário, em casos extremos a empresa pode chegar à falência.

Por isso, separamos algumas dicas abaixo que irão auxiliá-lo(a) com suas finanças. Confira:

#Plano de negócio

O plano de negócio é uma ferramenta fundamental para garantir que o negócio tenha sucesso ou, ao menos , sobreviva por um determinado tempo. Nele contém as estratégias de todos os setores da empresa como, por exemplo, marketing, financeiro, entre outros.

Normalmente, também, é inserido no plano de negócio, além das estratégias, os números de mercado, projeções (tanto mercado, quanto empresa), equipe, setores, possíveis alterações, além da projeção de cenários, como neutro, positivo e negativo.

#Diferencie-se

Após a chegada da Internet, das startups e fintechs, o novo é mais do que esperado pelo cliente. Por exemplo, você vender uma bolsa é mais do que normal, agora vender uma bolsa com um preço legal, uma entrega no prazo, e um atendimento personalizado, isso não tem comparação. É como dizem: não tem preço! 😉

Não invista apenas no produto, invista no atendimento, na experiência de consumo, na embalagem, entrega, etc. Proporcione ao cliente mais do que um produto e/ou serviço, dê a ele experiência e exclusividade.

#Invista

Por mais doloroso que pareça, você vai passar a vida inteira investindo no seu business, mas, lembre-se, isso não é gasto é, como a palavra diz, investimento, no futuro você terá o retorno.

Às vezes, você vai investir bastante, mais do que o projetado, e registrado no plano de negócio, mas isso acontece. Após alguns meses e algumas vendas, você vai identificar o que vende, o que está parado no estoque, se o produto está caro, se o atendimento é bom, e assim por diante.

#Economize

Sim, parece contraditório, mas economizar é o segredo do negócio. Tente economizar no aluguel do imóvel (caso tenha uma loja física), na água, luz e até no café da tarde.

No início, tanto você quanto seus funcionários farão de tudo um pouco. Por isso, não saia contratando várias pessoas desesperadamente, espere ter demanda para tal ação e, principalmente, dinheiro para remunerar esses profissionais.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!