3 benefícios que um cliente satisfeito pode trazer ao seu negócio

6 minutos para ler

Cada vez mais as empresas se preocupam em fidelizar seus consumidores e oferecer a melhor experiência possível, mas quais benefícios podem ser obtidos com essa relação? 

Entenda como o foco na satisfação dos clientes pode ser uma das melhores estratégias para sua empresa.

Quatro atendentes dentro de uma sala, em contato com clientes através de uma ligação.

Afinal, por que ter um cliente satisfeito é tão importante? Para responder essa pergunta, tenha em mente dois pontos extremamente importantes para garantir o sucesso do seu negócio:

Estamos no século XXI, época em que relacionamentos são a chave do negócio. E a comunicação com os clientes, colaboradores, fornecedores ou com a sociedade em geral, são essenciais na sobrevivência de uma organização.

Claro que a qualidade de um produto ou serviço gera alto impacto na hora de conquistar o cliente, mas um dos fatores que mais chama a atenção é a experiência que ele receberá através da sua marca, e a comunicação é crucial para o consumidor formar opinião.

A importância do atendimento para a satisfação do cliente

Já que a qualidade do produto ou serviço não é mais o suficiente na hora de agradar o cliente, que se torna cada vez mais participativo e exigente, o foco se volta para o processo como um todo, e o atendimento entra nessa conta. 

Saiba que 92% dos consumidores julgam o atendimento muito importante ou relevante ao escolher uma marca para comprar ou se relacionar. E com o avanço tecnológico o público está presente através do telefone, redes sociais e e-mail de forma constante, e o seu negócio deve acompanhar essa evolução.  

Segundo pesquisa, 70% dos consumidores admitem usar de 2 a 3 canais de atendimento diferentes para entrar em contato com as empresas. Com a dinâmica do mundo moderno, o consumidor espera ser atendido em qualquer hora e lugar, o que torna o atendimento omnichannel indispensável. 

A satisfação do cliente envolve toda uma organização, desde a área de produtos até o pós-venda. E para alcançar seus objetivos uma marca precisa ir além de um simples atendimento e resolução de necessidades, ela precisa construir um relacionamento real com seu consumidor. 

Os benefícios que um cliente satisfeito traz ao negócio

Toda marca almeja a satisfação dos clientes, uma conquista que garante fidelidade e publicidade positiva de maneira orgânica, afinal, um único cliente insatisfeito pode arruinar o posicionamento e esforços de qualquer organização. 

São inúmeros os benefícios que uma clientela satisfeita pode proporcionar, então no momento de estipular as estratégias de relacionamento com o seu público lembre-se de que ele vem em primeiro lugar. Com esse pensamento em mente, ao longo do tempo a sua marca garantirá uma série de retornos positivos, confira três deles:

  • Diminuição nos custos
  • Aumento nas vendas
  • Diminuição  e controle de crises

Vamos às explicações de cada um destes benefícios!

Diminuição nos custos:

Tente imaginar o esforço que sua equipe realiza para vender e conquistar novos clientes. Agora imagine o investimento na comunicação da sua marca, nos esforços de marketing, nas plataformas utilizadas e nos colaboradores da sua empresa. Se considerados em conjunto, quando seria o seu CAC (Custo por Aquisição de Cliente)

Agora pense no custo monetário e estratégico que sua marca exerce para manter o relacionamento com seus clientes. Menor, certo? 

Investir na conquista de novos públicos é indispensável para o crescimento de uma empresa, mas muitas marcas acabam se esquecendo dos clientes que já foram conquistados e que precisam de atenção na medida certa. 

Os custos para construir um bom relacionamento com o público já adquirido é relativamente baixo. Eles já deram o primeiro passo ao confiar na sua marca a ponto de escolhê-la entre tantas outras, a partir daqui cabe a você manter essa confiança intacta.  

Segundo um estudo feito pela Frost & Sullivan na América Latina, conquistar um novo cliente é 25 vezes mais caro que manter um atual, ou seja, criar um relacionamento a longo prazo com o seu cliente é o melhor negócio, pois além de reduzir os custos, garante um aumento nas vendas.

Aumento nas vendas

Quando o cliente está satisfeito ele compra com maior frequência, ação que se transforma no aumento das vendas para a marca. E o motivo pelo qual o cliente volta é simples: confiança.  

Você já reparou na maneira como as padarias fidelizam seus clientes? Se você for tomar café da manhã em alguma padaria do seu bairro com mais frequência, perceberá que a freguesia é sempre a mesma. Isso acontece porque os atendentes criam vínculos com os clientes e sustentam um relacionamento duradouro. Às vezes pode até haver um café melhor pelas redondezas, mas o atendimento é o suficiente para garantir que os clientes retornem.

E mais do que isso, um cliente satisfeito também é um propagador da sua marca. Ele vai falar bem do seu serviço dentro de seu círculo social, o que faz com que outras pessoas descubram o seu negócio, criem interesse, comprem seus produtos e se transformem em clientes. Um bom atendimento basta para aumentar os lucros.

Diminuição e controle de crises

Com o poder de disseminação da internet, cada vez mais as marcas ficam expostas à críticas. As redes sociais e o Reclame Aqui são responsáveis pela reputação de muitas empresas no mundo digital, e um cliente insatisfeito pode ser prejudicial para qualquer negócio.

Segundo estudos, são necessários cinco comentários positivos para anular apenas um comentário negativo. Além disso, os custos para reparar os erros podem ser altos quando não há um atendimento de qualidade e análise constante do que é compartilhado.

A frustração de um cliente afeta sua confiança sobre as marcas que consome, e se esse incômodo for compartilhado, ele pode gerar uma percepção negativa aos possíveis clientes, que enxergarão a marca como irrelevante às necessidades do consumidor. 

Na hora de construir as estratégias organizacionais da sua marca, coloque o atendimento ao cliente e público geral como prioridade. Essa é uma das formas de evitar crises e garantir o sucesso caso elas apareçam pelo caminho.  

Cliente satisfeito, atendimento bem feito

A felicidade do cliente pode ser o melhor parceiro da sua marca. Tenha em mente que priorizar a experiência do seu consumidor deve estar presente na missão e também na cultura da empresa, afinal, para que os objetivos sejam alcançados todos devem estar alinhados com o mesmo propósito.Confira no infográfico da NeoAssist outros motivos que comprovam porque a experiência do cliente deve ser o foco nos esforços feitos pelas marcas.


Experiência do consumidor: Por que todo esse Buzz?
Posts relacionados

Deixe um comentário