[Checklist] Dicas para cenários adversos: o que sua empresa deve fazer?

Maria Vittorello | julho de 2020

Às vezes, nem tudo sai como o planejado ou mesmo acontecem coisas que fogem do nosso controle (como uma pandemia).  Mas, o que fazer nesses casos? Pois nosso checklist de dicas para cenários adversos está pronto para ajudar sua marca!

Nós, da NeoAssist, contamos com um time incrível de empresas para produzir o material. Entre elas: ANYMARKET, CakeERP, Conexorama, Koncili, Pontomais, Predize, Ramper e SenseData.

Para conferir tudo na íntegra, é só clicar aqui e baixar o checklist!

O que você vai encontrar no checklist?

dicas para cenários adversos

Nenhuma empresa está livre de passar por situações de crise. Mas, caso elas aconteçam, é fundamental estar preparado para enfrentá-las.

Mas, e se uma empresa está despreparada? O que pode acontecer? 

Bom, quando as marcas não se preparam para as crises, é possível que elas tenham que demitir boa parte dos funcionários. Ou, no pior dos mundos, até mesmo fechar suas portas!

Portanto, com nosso material, você poderá se preparar para o pior e diminuir consideravelmente os efeitos negativos da situação. Tudo isso dividido entre as áreas, como:

  • Operações;
  • Financeiro;
  • Vendas;
  • Recursos Humanos;
  • Marketing;
  • Atendimento ao cliente;
  • Sucesso do cliente;
  • Especial: E-commerce + Marketplace.

Sim! Ainda disponibilizamos um tópico especial sobre E-commerce + Marketplaces. Você não vai perder, né? Então, baixe agora mesmo o checklist com dicas para cenários adversos. 

Quais as dicas para cenários adversos nas áreas de Operações e Financeiro?

Vamos começar falando sobre a área de Operações. Uma de nossas dicas para cenários adversos é contar com ferramentas que sejam na nuvem. Isso porque sua equipe conseguirá trabalhar de qualquer lugar e em qualquer hora. E, então, “contornar” possíveis crises – como é o caso da pandemia do Covid-19.

Além disso, monte um plano de contingência baseado em casos prováveis de acontecer. Podemos citar como exemplo mudanças drásticas na legislação. Portanto, é melhor se prevenir antes que seja tarde demais, né?

Já em relação ao Financeiro, é importantíssimo ter um fluxo de caixa completo e atualizado, com todos os pagamentos e recebimentos projetados. Isso dará uma visão 360º das finanças de sua empresa e permitirá que você faça um planejamento adequado para lidar com a crise. Seja ela de curto, médio ou até longo prazo.

Outra boa dica para cenários adversos é reduzir custos. Para isso, a tecnologia é uma ótima aliada. Vamos pensar na área de atendimento ao cliente. Os processos automatizados, além de trazerem eficácia em diversos processos, também ajudam sua empresa nessa questão.

Quer saber quais as ações que a NeoAssist tem feito neste momento tão delicado de crise que estamos vivendo? Nosso CEO, Albert Deweik, preparou um vídeo sobre retenção de clientes e negociação durante a pandemia. Clique e confira!

Quer saber quais as outras dicas para cenários adversos? Então, não deixe de baixar nosso material e conferir tudo na íntegra!

Mas, e a área de Vendas? 

Para a área de Vendas, é essencial deixar as métricas do time visíveis. Assim, o segredo nesse caso é transparência e agilidade. 

Além disso, com as mudanças, pode ser que alguns padrões de sua empresa não funcionem mais. Então, acompanhe seus indicadores diariamente e foque nas métricas para poder tomar decisões rápidas e assertivas.

Recursos Humanos (RH) e Marketing

Uma das principais dicas para cenários adversos na área de RH é possuir os recursos necessários para manter a produtividade de todos os colaboradores. Lembre-se de que isso é essencial para que sua empresa continue firme e forte, mesmo diante de situações difíceis.

Já na área de Marketing, é importantíssimo gerar conteúdos relevantes ao público. Assim, você pode apostar em variados formatos, como e-books, webinars e blogposts, por exemplo. 

E não se esqueça de manter um ótimo relacionamento com o cliente! Para isso, e-mail marketing e fluxos de nutrição personalizados também são boas estratégias.

Quer saber quais as outras dicas para cenários adversos? Então, baixe agora mesmo nosso checklist! Ou você vai correr o risco de fechar suas portas por não ter se preparado direito?

Dicas para cenários adversos: como fica o atendimento e o sucesso do cliente?

dicas para cenários adversos & atendimento ao cliente

Lembra quando falamos da importância da tecnologia para reduzir custos e aumentar a eficácia dos serviços? Então, ele também é importantíssimo para o atendimento ao cliente

Dessa maneira, invista em canais de autoatendimento, como FAQ’s e chatbots. Como resultado, os clientes poderão resolver seus problemas mais simples de forma rápida e eficaz. E, ainda, reduzir consideravelmente os chamados destinados aos operadores.

Dimensionar sua equipe de suporte e dispor de uma plataforma de atendimento omnichannel também são ótimas dicas para cenários adversos. Tudo isso é primordial para aumentar a experiência e a satisfação de sua base. 

Já em relação à área de Customer Success, é importantíssimo entender como cada cliente foi impactado com a crise. Uma boa prática é segmentar sua base de acordo com o nível de prejuízos causados.

Mas, chega de spoiler, né? Baixe agora mesmo nosso material de dicas para cenários adversos! Ele é uma parceria com empresas de peso, como ANYMARKET, CakeERP, Conexorama, Koncili, Pontomais, Predize, Ramper e SenseData. Portanto, não deixe de conferir!

Especial: E-commerce + Marketplaces

Neste tópico do checklist de dicas para cenários adversos, disponibilizamos as 10 práticas para quem quer começar a vender em marketplaces com sucesso. Uma delas é fazer testes e descobrir as melhores estratégias para suas vendas por essa plataforma.

Além disso, você também deve aplicar suas descobertas na prática! Lembre-se de que é fundamental compreender quais as suas demandas mais assertivas no cenário do e-commerce.

Não se esqueça de essas são apenas algumas das dicas para cenários adversos. Então, baixe o checklist, confira tudo na íntegra e garanta que sua empresa esteja preparada para enfrentar até as crises mais difíceis!

Maria Vittorello