Como vender uma ideia: confira nossas principais dicas

Maria Vittorello | junho de 2020

Na maioria das vezes, convencer uma empresa a aprovar determinado projeto não é uma tarefa fácil. Por isso, há algumas práticas e cuidados que você deve tomar para que tudo saia conforme o planejado. Confira neste artigo as principais dicas de como vender uma ideia e convencer o chefe a comprá-la.

Você sabe como vender uma ideia?

como vender uma ideia

Para vender uma ideia e convencer o chefe sobre a eficácia de seu projeto, é necessário seguir alguns passos. O primeiro deles – além de conhecer bem a proposta – é definir seus objetivos. Caso contrário, seu projeto poderá nunca sair do papel.

Então, especifique ao máximo todo o seu propósito, com um alto nível de clareza. Além disso, se houver mais de um objetivo, defina qual é o principal e os secundários, ok? 

Outra dica essencial de como vender uma ideia é considerar todos os seus riscos. Dessa maneira, não foque apenas nas vantagens. Isso porque todo bom projeto também é visto como inovador, ou seja, “fora da caixinha”. E sabemos que ideias inovadoras também vêm acompanhadas de riscos.

Portanto, se quiser convencer o chefe, pesquise e comunique quais os impactos da implantação de sua ideia. Pode ter certeza que as lideranças da empresa vão querer analisar o cenário completo antes de decidir.

Por fim, elabore planos de ação para evitar esses riscos. Essa prática aumentará consideravelmente a credibilidade e a segurança depositada em sua ideia. E isso quer dizer que as chances da empresa aprovar a proposta também serão maiores. 

Mas, e depois?

Após colocar no papel quais os objetivos e os riscos de sua ideia, é necessário pensar no desenho do projeto. Confira os tópicos mais importantes que ele deve abordar:

  • Defina qual problema será atacado;
  • Indique quais áreas se beneficiarão com a solução e porque;
  • Avalie quais colaboradores poderão influenciar o andamento do projeto, tanto de forma positiva, quanto negativa;
  • Defina qual o custo da implantação da ideia;
  • Determine o ROI da adoção dessa ideia, principalmente nos custos atuais que serão cortados com essa mudança.
  • Defina quais as principais tarefas que deverão ser realizadas durante o processo;
  • Estabeleça um cronograma de execução de todas as ações.

Depois de criar um planejamento completo em torno de seu projeto, o próximo passo é apresentá-lo às lideranças. Não se esqueça de definir não só datas e prazos, mas também todos os recursos necessários para a realização de sua ideia.

Além disso, reforçar as expectativas de lucro e de retorno também são consideradas práticas importantíssimas. Lembre-se de que tudo isso poderá ser questionado nas reuniões de aprovação e até mesmo ser usado como critério principal para a tomada de decisão. Então, se quiser saber como vender uma ideia e convencer o chefe, tenha tudo na ponta da língua!

como vender uma ideia

Principais dicas de como vender uma ideia e convencer o chefe

Neste tópico, separamos algumas dicas de como vender uma ideia e convencer o chefe a colocar seu projeto em prática. Para isso, separamos esse processo em duas etapas:

  • Como conseguir uma agenda?
  • Como conseguir a aprovação?

Confira agora cada uma delas:

Como conseguir uma agenda?

Para conseguir marcar uma reunião com um decisor, é importante dar a ele pelo menos três opções de agenda. Além disso, outro procedimento fundamental é reforçar a perda operacional que a empresa está sofrendo sem aquela decisão. 

Essas ações serão fundamentais na hora de convencer as lideranças de que a reunião deve acontecer. E o quanto antes!

Conheça os processos internos

Uma dica essencial é conhecer muito bem o processo interno de aquisição de novas soluções. Então, pense nas seguintes questões:

  • Seu projeto precisa da aprovação técnica do departamento de TI (Tecnologia da Informação)?;
  • Mesmo com o budget (orçamento), ele ainda precisa da aprovação do diretor financeiro (CFO)?;
  • Por fim, precisa passar por um processo de análise de minuta contratual?

Com essas informações, o processo de como vender uma ideia e convencer o chefe poderá se tornar muito mais simples. Isso porque ao conhecer possíveis objeções e obstáculos, você consegue preparar melhor sua proposta. Afinal, conhecer o inimigo é metade da batalha, não é mesmo?

Porém, ainda há outras etapas pela frente.

Conheça muito bem seu diretor

como vender uma ideia & convencer o chefe

Para convencer o chefe de que sua ideia realmente solucionará o problema da empresa, é necessário conhecê-lo. Veja algumas perguntas-chave que poderão auxiliar nesta etapa:

  • O que motiva o meu diretor?;
  • Quais números ele costuma perguntar durante as aprovações de projetos?;
  • Quais pontos ele gostaria de mudar na solução atual? E quais deles sua proposta possui?;
  • Qual período do dia ele trabalha melhor? (É fundamental saber essa informação na hora de marcar a agenda, ok?);
  • Ele está ciente dos problemas da operação?

Assim, ao conhecê-lo e colocá-lo em seu projeto, todo o processo de convencimento poderá ser muito mais fácil.

Além disso, busque defensores da sua ideia e os chame para trabalhar com você. Com isso, o projeto não será visto como apenas uma meta sua e, sim, de toda uma área ou grupo de pessoas. 

Ao final, a aprovação da ideia poderá sair muito mais fácil, já que grande parte da empresa também deseja essa mudança.

Dificuldades em ser empático? Então leia nosso artigo “Empatia: o que é e como desenvolver essa prática?

Como conseguir a aprovação?

Uma dica fundamental de como vender uma ideia e conseguir, finalmente, a aprovação é levar cases de sucesso para o decisor. Lembre-se de dar preferências aos casos de empresas do seu segmento de mercado e porte. Isso, com certeza, o ajudará a convencer o chefe.

Além disso, liste as funcionalidades que a nova opção trará e que a ferramenta/solução atual não possui. E não se esqueça de reforçar os benefícios! Informe ao decisor se a sua solução reduz custos, oferece relatórios melhores ou aumenta a performance do time, por exemplo. Quem não quer resultados como esses, né?

Conclusão

Como vimos, convencer o chefe a aprovar seu projeto pode ser uma tarefa complicada. Por isso, essa prática exige não só um bom planejamento, mas também preparação.

Então, siga nossas dicas de como vender uma ideia e convença o decisor de que seu projeto, realmente, é uma boa. Não se esqueça de que durante o processo, é fundamental avaliar todos os feedbacks de maneira crítica.

Como consequência, você poderá obter insights de fatores que ainda não foram considerados. E isso também aumentará consideravelmente as chances de aprovação de sua ideia.


Maria Vittorello