[Checklist] Canais de atendimento: quais disponibilizar em minha empresa?

Maria Vittorello | junho de 2020

Disponibilizar os canais de atendimento corretos ao cliente é uma tarefa fundamental para conquistá-lo. Mas, você sabe qual a melhor estratégia para o seu negócio? Quais os serviços que sua empresa deve oferecer ao consumidor?

Para ajudar sua marca em todo esse processo, nós, da NeoAssist, lançamos um checklist sobre o tema. Para conferir o material na íntegra, clique aqui!

O que você vai encontrar no Checklist?

canais de atendimento & atendimento ao cliente

Não é novidade que o consumidor está cada vez mais exigente em relação aos serviços oferecidos pelas empresas. Desse modo, desde seu primeiro contato até o pós-compra, ele espera por uma ótima experiência.

Isso quer dizer que disponibilizar os canais de atendimento corretos a esse cliente já se tornou um pré-requisito às marcas.

Em nosso material, você vai conferir:

  • Como escolher os canais de atendimento corretos para a sua operação?
  • Quais canais de atendimento eu devo disponibilizar ao meu cliente?
  • O que falta para sua empresa proporcionar um serviço à altura do consumidor?
  • Como incluir ou descontinuar um canal de atendimento?

Não perca tempo e baixe agora mesmo o [Checklist] Canais de atendimento: quais disponibilizar? Ou você vai correr o risco de perder seu cliente para a concorrência?

Como escolher os canais de atendimento corretos para sua operação?

Já sabemos que oferecer bons serviços ao consumidor é essencial para qualquer empresa. No entanto, as estratégias que dão certo para uma marca, talvez não sejam tão efetivas para outras. E isso também vale na hora de decidir quais canais de atendimento disponibilizar em sua central.

Assim, uma das práticas mais importantes durante esse processo é mapear o perfil de seu cliente. Ao saber quem é seu público-alvo e quais as suas preferências, você saberá quais os canais que mais se encaixam em suas necessidades.

Não se esqueça de que esse procedimento é primordial antes de tomar qualquer decisão, ok? Caso contrário, você perderá tempo e dinheiro com uma estratégia sem pé nem cabeça, completamente insatisfatória ao seu cliente.

Quer saber quais as outras práticas? Clique aqui e confira nosso checklist na íntegra!

Quais canais de atendimento eu devo disponibilizar ao meu cliente?

Após analisar todo o cenário em que sua marca está inserida, você deve refletir sobre quais canais de atendimento disponibilizar. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é necessário conhecer cada canal e quais as suas principais funcionalidades.

Vamos pegar o chatbot como exemplo. Esse módulo de atendimento já pode ser encontrado entre as exigências do consumidor atual. 

canais de atendimento & chatbot

Isso acontece porque os clientes buscam por serviços cada vez mais rápidos e eficazes. Assim, além de reduzir as demandas dos operadores, o autoatendimento conta com um braço a mais para resolver as questões mais simples. E tudo isso representa uma ótima opção para as empresas.

Em nosso checklist, você fica por dentro dos principais canais de atendimento ao cliente e quais os seus maiores benefícios aos diferentes tipos de empresa. Então, baixe-o agora mesmo!

O que falta para sua empresa proporcionar um serviço à altura do consumidor?

Será que sua empresa oferece tudo aquilo que o consumidor espera? Neste tópico de nosso material pontuamos algumas práticas essenciais para satisfazer e conquistar o cliente.

Uma dessas ações é disponibilizar uma ferramenta de atendimento omnichannel. Desse modo, além de oferecer os canais de atendimento corretos ao seu público, é fundamental que eles estejam todos integrados. Isto é, na mesma plataforma.

Como consequência, sua operação terá acesso ao histórico único de cada cliente e poderá oferecer a mesma experiência em todas as suas etapas.

Para descobrir quais as outras práticas, é só baixar o nosso material e conferir tudo na íntegra!

Como incluir ou descontinuar um canal de atendimento?

A escolha pelos canais de atendimento corretos deve ser baseada tanto nas exigências do cliente, como nos recursos financeiros de sua empresa. Porém, pode ser que em algum momento a inclusão ou descontinuação de um canal seja necessária.

No caso da inclusão de um canal, uma prática essencial é educar os consumidores a usá-lo. Assim, você pode manter o bom desempenho da central sem sobrecarregar nenhum outro módulo.

Outra dica que trouxemos no material é sobre não perder tempo. Se algum canal estiver causando prejuízos a sua operação, o melhor a se fazer é descontinuá-lo. Ou você vai esperar perder clientes e dinheiro para mudar essa situação?

Além disso, treinar o time de suporte e capacitar todos os operadores também é um processo fundamental. E não se esqueça de comunicar sua base de clientes sobre qualquer mudança que ocorrer em sua central, ok? Sejam elas sobre inclusão ou descontinuação de canais.

Desse modo, por ser um checklist, você terá a chance de analisar como andam suas estratégias e conferir se sua empresa está, realmente, no caminho certo. Tudo isso dividido em três diagnósticos para você!

Não perca mais tempo oferecendo serviços que não são interessantes ao seu cliente. Além de prejudicá-lo, tudo isso afeta diretamente os resultados de sua empresa. Então, baixe agora nosso checklist e confira como você poderá melhorar seus serviços de atendimento ao consumidor!


Maria Vittorello