[Guest Post] Dicas de gestão: como melhorar os resultados de seu e-commerce

Maria Vittorello | maio de 2020

O comércio eletrônico ganhou muito espaço nos últimos anos e já é uma realidade para empresas de todos os tamanhos. Então, confira nossas dicas de gestão para você aplicar em seu e-commerce e aumentar seus resultados.

Em 2020, devido à pandemia mundial causada pelo novo coronavírus, o crescimento das vendas em lojas virtuais deve ser ainda maior.  Por isso, é essencial focar na gestão do seu e-commerce para que sua empresa consiga aproveitar esse importante canal de vendas da melhor forma possível.

Continue a leitura para descobrir algumas dicas de como deixar a gestão de seu e-commerce muito mais eficiente.

As principais dicas de gestão para seu e-commerce

dicas de gestão & e-commerce

Como dissemos, pensar na gestão de sua empresa é essencial para conquistar bons resultados. Então, confira as 5 principais dicas de gestão para aplicar em seu e-commerce:

  • Utilize um sistema ERP integrado;
  • Crie estratégias baseadas em dados;
  • Atente-se às tendências de mercado;
  • Aproveite as datas especiais;
  • Foque no cliente.

Veja o que significa cada uma delas:

1. Utilize um sistema ERP integrado

Sem dúvidas, para ter uma boa gestão do seu e-commerce, você precisa contar com ferramentas adequadas que forneçam controle total sobre as operações.

Assim, um bom sistema ERP, além de contribuir para um gerenciamento eficaz, ajuda as empresas a automatizarem processos, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Hoje, diversos sistemas ERP fornecem integração com as plataformas de e-commerce. Desse modo, isso ajuda você a ter uma visão global de sua empresa de forma rápida e fácil.

Assim, você pode, por exemplo, controlar seu estoque de forma unificada e tomar decisões estratégicas embasadas em dados reais e confiáveis. Desse modo, você também poderá obter melhores resultados.

2. Crie estratégias baseadas em dados

Atualmente, os dados são ativos extremamente valiosos para as empresas. Dessa forma, com base nesses dados, você pode criar estratégias realmente efetivas para alcançar mais clientes, melhorar processos, aumentar as vendas e muito mais.

Toda empresa gera uma grande quantidade de dados. Então, a questão principal reside em como transformar essas informações em insights para aperfeiçoar sua gestão.

Nesse sentido, seu sistema de ERP pode ajudá-lo consideravelmente. Isso porque ele fornece uma grande quantidade de dados úteis e relatórios para que você possa fundamentar suas decisões estratégicas.

Você ainda pode utilizar ferramentas de CRM para gerenciar seus clientes, soluções de Business Intelligence (BI) e muito mais.

O relacionamento com os clientes

dicas de gestão & relacionamento com o cliente

Outro ponto crucial que deve ser levado em conta é a interação com os consumidores. São nesses momentos que você é capaz de identificar novas necessidades, falhas de processo, pontos de melhoria, etc.

Assim, é fundamental contar com ferramentas modernas de atendimento, que permitam aproveitar os dados das interações com os clientes a favor do seu negócio.

Atualmente, uma boa solução de atendimento ao cliente deve oferecer, no mínimo, chatbots, chat e integração com as redes sociais. Como consequência, você consegue atender seu público nos principais canais digitais.

Além disso, é muito importante que a solução de atendimento seja capaz de reter informações, gerar relatórios usuais e integrar os dados com o seu ERP, CRM, BI, para que você tenha uma visão 360° do seu negócio. Assim, a gestão do seu e-commerce será muito mais efetiva.

3. Atente-se às tendências de mercado

Vivemos em uma era marcada pelo intenso desenvolvimento tecnológico e digitalização de processos. Isso significa que, constantemente, têm surgido novas ferramentas capazes de ajudar as empresas a se tornarem mais eficazes.

E não apenas isso. Com essa frequente transformação, o comportamento e as necessidades dos clientes são redefinidas rapidamente e as empresas precisam estar atualizadas para manter a competitividade.

Desse modo, é fundamental estar atento a todas as tendências de seu segmento. Isso envolve diversos fatores, como forma de atendimento ao cliente, catálogo de novos produtos, estratégias de marketing, ferramentas para gestão do seu e-commerce e muito mais.

Para que você esteja sempre antenado com as novidades do mercado, existem diversas estratégias que podem ser adotadas. 

Além de analisar seus dados, a fim de identificar insights e tendências, você deve acompanhar as notícias e artigos publicados por empresas confiáveis, participar ou ler sobre os assuntos discutidos em feiras, congressos ou eventos importantes do seu setor de atuação, etc. 

Você também deve acompanhar de perto o que está sendo feito pelas empresas líderes do setor, sejam elas parceiras ou concorrentes.

4. Aproveite as datas especiais

e-commerce & datas específicas

A gestão de seu e-commerce também deve estar voltada a promover o aumento das vendas. E, obviamente, as datas especiais, como feriados e comemorações, devem ser aproveitadas da melhor forma possível.

Então, fique de olho no calendário do varejo e comece a planejar com sua equipe de marketing as ações que serão tomadas para atrair mais clientes para a sua loja física.

Um bom exemplo de data que deve ser bem explorada é a Black Friday. Utilize todos os seus canais para se comunicar com seu público, informando-os de suas promoções.

Nessas datas, é importante que você busque meios para garantir a boa funcionalidade de seu e-commerce. Assim, você evita lentidão e erros durante a vendas.

Da mesma forma, é fundamental planejar seu estoque de forma assertiva. Como consequência, você conseguirá atender todas as demandas.

5. Foque no cliente

Hoje, os consumidores procuram muito mais do que simplesmente adquirir um produto de qualidade que satisfaça as suas necessidades. Eles esperam, acima de tudo, uma experiência de compra prazerosa e envolvente.

Para isso, primeiramente, você deve conhecer o seu público. Ou seja, seus gostos, preferências, idade, hábitos, rotinas, etc.

Desse modo, é muito importante que você conheça toda a jornada de compra de seu cliente e se concentre em estratégias para torná-la mais dinâmica, personalizada e envolvente.

Com essas informações, você consegue melhorar significativamente a gestão do seu e-commerce. Você pode, por exemplo, otimizar o layout de sua loja online, deixando-o mais amigável e atrativo para seu público.

Você também será capaz de definir as opções de pagamento ideais para o consumidor. Dessa forma, você reduz as chances de abandono de carrinho na etapa de finalização da compra.

Ainda, nas compras online, os clientes buscam por agilidade e segurança. Então, escolha com especial atenção a plataforma de e-commerce que você irá utilizar. 

Conclusão

É muito importante que sua loja virtual esteja integrada com seu sistema ERP. Assim, você consegue, por exemplo, gerir seu estoque de forma efetiva, evitando situações desagradáveis, como informar ao cliente que você não possui o produto para envio imediato após a finalização da compra.

Finalmente, lembre-se que o relacionamento com seus clientes é algo essencial e que deve ser alimentado para que se crie um vínculo cada vez mais forte para que você consiga, assim, fidelizá-los.

Por isso, a gestão de seu e-commerce deve estar focada no cliente. Isso significa criar uma experiência envolvente que passa por estratégias que vão desde estabelecer formas de atrair consumidores para sua loja, até um atendimento pós-venda eficaz.

Em todos esses processos, uma boa comunicação com seu público é essencial. Então, confira as nossas dicas de gestão e aplique em seu negócio! Dessa forma, você poderá conseguir ótimos resultados.

Este conteúdo foi produzido pelo blog parceiro Cake ERP.

Maria Vittorello