Vídeo chat: o que é e quais os benefícios desse canal de atendimento?

Maria Vittorello | abril de 2020

Disponibilizar os canais corretos de atendimento ao consumidor é uma prática essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa. Confira agora o que é o Vídeo Chat, quais as suas funcionalidades e porque ele é tão importante para a boa experiência do cliente.

Você sabe o que é Vídeo Chat?

vídeo chat & atendimento ao cliente

Como o próprio nome já diz, vídeo chat é um módulo de atendimento que utiliza as ferramentas de áudio e vídeo na comunicação entre empresa e consumidor. Assim, através dele é possível ter uma interação mais próxima com o cliente e oferecer novas experiências durante um chamado.

Além disso, o chat de vídeo já é uma realidade em diversas plataformas, não só nos serviços de atendimento das empresas. Podemos encontrá-lo, por exemplo, em redes sociais, como o Facebook, e em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Desse modo, percebemos sua existência e importância nos hábitos dos clientes.

E, como sabemos, o perfil do consumidor mudou. Hoje, é fundamental oferecer serviços que satisfaçam suas principais demandas. Entre elas, podemos citar a eficácia e a praticidade. Dessa maneira, por permitir a comunicação em tempo real, o vídeo chat se torna uma ótima opção de canal.

Por que disponibilizar o vídeo chat como canal de atendimento ao cliente?

Como falamos, as práticas do vídeo chat já estão presentes na rotina das pessoas. Então, por que não adaptá-lo para o atendimento ao cliente?

Através desse módulo, você pode:

  • Oferecer uma ótima experiência ao cliente;
  • Exibir produtos e esclarecer dúvidas em tempo real;
  • Fidelizar seus consumidores;
  • Reduzir custos;
  • Tornar-se uma empresa mais inclusiva.

Confira agora como executar cada uma dessas práticas:

1. Oferecer uma ótima experiência ao cliente

vídeo chat & boa experiência do cliente

Através do chat de vídeo, o consumidor poderá ter uma experiência muito mais próxima com a sua marca. Tudo isso porque o canal oferece uma interação mais humanizada e personalizada – prática considerada importantíssima pelo consumidor.

Desse modo, ao conversar com um atendente por vídeo e em tempo real, o comprador terá muito mais segurança na empresa. Seja durante a sua jornada de compra ou até mesmo depois.

Visualizar os gestos e as expressões faciais do operador também faz toda a diferença durante o atendimento. Ao se sentir mais próximo de seus colaboradores, o cliente também se sentirá mais próximo de sua empresa.

Porém, para tudo sair conforme o planejado é fundamental preparar seus operadores. Crie bons roteiros de atendimento para que eles saibam lidar com cada processo e imprevisto. E não se esqueça de treiná-los quanto a vestimenta, posturas e gestos, ok? Tudo isso é essencial para oferecer uma ótima experiência ao cliente.

2. Exibir produtos em tempo real

Como falamos, o vídeo chat pode ajudar o consumidor em todas as etapas de sua jornada. E, por se tratar de um canal de áudio e vídeo, sua empresa pode usá-lo como meio para um atendimento muito parecido com o presencial.

Através dele, seus operadores podem:

  • Navegar em seu site junto com o cliente;
  • Mostrar seus produtos e esclarecer dúvidas sobre suas dimensões e cores;
  • Demonstrar ao consumidor como se usa determinadas mercadorias;
  • Compartilhar suas telas com o cliente e incluir variadas mídias (vídeos, fotos e documentos) durante a interação.

Tudo isso aumentará a credibilidade e a confiança do consumidor em relação a sua empresa e facilitará consideravelmente sua experiência de compra. Além disso, se todas as ferramentas – internet, headset e câmera, por exemplo – estiverem em harmonia, as chances de erro de comunicação serão mínimas.

3. Fidelizar seus consumidores

Como já falamos, o chat de vídeo permite uma experiência mais humanizada. Por meio de respostas instantâneas, eficazes e personalizadas, o consumidor conseguirá resolver suas questões e não precisará migrar para a concorrência.

Desse modo, há uma diminuição na taxa de abandono de carrinho e, ainda, um aumento no número de conversões de clientes. Por isso, esse canal se torna uma ótima opção para os e-commerces, por exemplo. Quanto mais credibilidade, confiança e transparência você passa ao consumidor, mais ele verá sua marca como referência no mercado.

Por fim, todas as ferramentas do vídeo chat – quando usadas de forma correta – são capazes de oferecer um atendimento muito mais assertivo ao cliente. Isso quer dizer que as chances de resolução na primeira chamada são altíssimas. 

chat de vídeo & fidelização de clientes

4. Reduzir custos

Geralmente, a manutenção de um canal de atendimento online, como o vídeo chat, tem custos mais baixos do que os meios mais convencionais, como telefonia, por exemplo. Dessa maneira, esse módulo se torna uma ótima alternativa para quem precisar reduzir o investimento inicial em sua central.

Além disso, por oferecer uma comunicação mais fluida e imediata, o chat de vídeo é capaz de aumentar a produtividade de sua operação e a rapidez de suas respostas. Como consequência, isso também será um fator de peso, não só para a boa experiência de seu cliente, como também para sua fidelização. Lembrando que é pelo menos seis vezes mais caro conseguir novos clientes do que reter um.

5. Tornar-se uma empresa mais inclusiva

Através do chat de vídeo, sua empresa poderá atender de forma prática e eficaz os consumidores que possuem dificuldades de utilizar canais tradicionais, como o telefone. É o caso de pessoas com deficiências auditivas e na fala. 

Como consequência, você poderá ampliar seu mercado potencial e também melhorar a imagem da marca na visão dos consumidores. Lembre-se sempre de que se posicionar e criar estratégias em favor das causas sociais é uma prática cada vez mais necessária. E você não vai deixar de atender seus clientes por falta de acessibilidade, né?

E aí, ficou interessado? Vem saber como funciona o Vídeo Chat da NeoAssist!

Vídeo chat: um ótimo canal para a sua operação

Como vimos no decorrer deste artigo, o canal de vídeo chat é uma ótima opção para sua empresa. Através dele, é possível não só oferecer uma boa experiência ao cliente, como também proporcionar um atendimento mais humanizado e inclusivo.

Porém, além de treinar seus operadores, é fundamental pensar no ambiente em que está acontecendo o atendimento. Ele deve ser neutro e organizado e possuir baixos índices de ruído. Ao final, tudo isso refletirá na boa qualidade de seu atendimento e na produtividade de seu time. 

Mas, não se esqueça de que toda empresa possui consumidores diferentes. E um canal de atendimento preferido por um, pode não ser o mesmo de outro. Então, é fundamental disponibilizar diferentes canais de atendimento ao seu cliente e permiti-lo escolher por onde quer entrar em contato com você.

Dessa maneira, contar com uma plataforma de atendimento omnichannel é o mais recomendado. Além de integrar todos os canais de suporte, ela é capaz de disponibilizar o histórico único de cada cliente. E tudo isso contribuirá para uma ótima experiência tanto de seus colaboradores quanto de seus consumidores.

Maria Vittorello