Volta às aulas e as oportunidades para o setor de educação

Maria Vittorello | fevereiro de 2020

Começar o ano com o “pé direito” é o desejo de qualquer marca. Pensando nisso, as instituições de ensino devem se atentar a uma das principais datas de seu calendário: a volta às aulas. Confira como esse período pode levar essas empresas a se destacarem e a conseguirem ótimos resultados ao longo do ano.

As instituições de ensino estão preparadas para a volta às aulas?

volta às aulas e captação de alunos

Antes mesmo do ano acabar, muitos institutos de ensino se preparam para a volta às aulas. Seja nas escolas ou nas faculdades, esse é o momento ideal para colocar em prática ações de captação e retenção de alunos.

Desse modo, já entendemos que o novo consumidor está mais exigente e demanda por ótimos serviços de atendimento. Logo, é primordial manter um bom relacionamento com o aluno desde o início.

Portanto, a volta às aulas pode representar uma ótima oportunidade para o segmento de educação. Mas, como criar ótimas estratégias e aproveitar esse período ao máximo? Confira a seguir.

Principais práticas para o período de volta às aulas

Como falamos acima, é imprescindível pensar nas estratégias antes de conduzir qualquer prática. Por isso, os seus resultados durante o ano todo serão reflexo das ações que sua instituição de ensino realizar no período de volta às aulas.

Veja agora o que deve ser feito para o segmento de educação lucrar com a data:

  1. Entenda quem sua instituição de ensino quer alcançar;
  2. Prepare sua equipe de atendimento;
  3. Disponha de FAQ’s e conteúdos úteis;
  4. Ofereça uma plataforma de atendimento omnichannel.

1. Entenda quem sua instituição de ensino quer alcançar

volta às aulas

A primeira grande tarefa das empresas é saber quem é o seu cliente ideal e quais as suas principais exigências. E isso não é diferente no setor de educação.

Assim, compreender quem é o seu potencial aluno e quais as suas dores e expectativas é fundamental para estar na “mesma página” que ele. Por isso, quanto mais você conhece sua persona, maiores são as chances de conquistá-la e fidelizá-la.

Dessa maneira, é primordial estar a par de todos os passos de seu aluno e de sua jornada. Ao saber o comportamento dele em cada etapa, é possível criar táticas mais efetivas desde o primeiro contato até a hora da inscrição ou rematrícula. 

2. Prepare sua equipe de atendimento para a volta às aulas

Não adianta nada entender quem é o seu aluno, se, na prática, seus serviços deixam a desejar. Então, além de acompanhar as demandas do cliente, é importante se adequar às novas tecnologias. E isso tem total relação com o bom atendimento.

Desse modo, uma das principais práticas do bom atendimento é estar onde seu cliente está. Seja durante os primeiros contatos, na pré ou na rematrícula, é importantíssimo disponibilizar os meios de atendimento certos ao seu público-alvo. E, como já fazemos parte da Era Digital, canais online, como o chat e as redes sociais, são fundamentais durante todo o processo.

Porém, não se esqueça de que procedimentos rápidos e eficazes devem fazer parte de toda a jornada do aluno. Do mesmo modo que ele migrará para a concorrência se for mal atendido, ele também não fará a rematrícula se os seus processos forem burocráticos e desorganizados ao longo do ano.

Portanto, prepare sua equipe de suporte para estar sempre presente caso o cliente tenha alguma dúvida. Como falamos anteriormente, manter um bom relacionamento desde o começo é o que fará seu aluno não só optar pela sua instituição, como também permanecer nela.

3. Disponha de FAQ’s e conteúdos úteis

FAQ's & conteúdos úteis

Durante o período de volta às aulas, é comum que o volume de chamados das instituições de educação aumentem. Desse modo, além dos serviços de autoatendimento, como os chatbots, um espaço destinado às FAQ’s é de enorme ajuda.

Com isso, os alunos e possíveis estudantes poderão resolver questões mais simples de forma rápida e independente. Além disso, os operadores ficarão menos sobrecarregados e poderão focar apenas nos problemas mais complexos. Essas práticas facilitam os processos e aumentam significativamente suas performances.

Por fim, disponibilizar conteúdos relevantes a seus alunos é outra prática crucial. Ao saber por quais assuntos eles se interessam, se torna muito mais fácil direcioná-los para dentro de sua instituição. 

Lembre-se sempre de divulgar esses conteúdos nas redes sociais e em páginas em que seus alunos estejam. Oferecer descontos e oportunidades de negócio também é importante na volta às aulas. Não se esqueça de que as boas experiências já atuam como pré-requisitos e, por isso, o cliente escolherá a marca que melhor atender suas demandas.

4. Ofereça uma plataforma de atendimento omnichannel

Para manter um ótimo relacionamento com o cliente, é necessário atendê-lo bem em toda e qualquer etapa de sua jornada. E, como ele busca e espera sempre por uma boa experiência, essa prática impactará totalmente em sua decisão.

Desse modo, além de disponibilizar os canais de atendimento que fazem sentido ao seu aluno, é essencial que os processos sejam eficazes. Logo, uma plataforma de atendimento omnichannel é fundamental.

Além de possuir o histórico de cada cliente no sistema, a integração dos canais de suporte proporciona um atendimento muito mais assertivo. Assim, ao enxergar com clareza cada procedimento, é possível oferecer ao aluno soluções eficazes e objetivas.

Como consequência, tanto os operadores quanto os gestores terão uma visão mais clara do que precisa ser feito em cada etapa da jornada do aluno. Executar boas estratégias fará sua instituição alcançar bons resultados não só na volta às aulas, mas também durante o ano todo.

Conclusão

Para começar um bom relacionamento e conquistar o aluno, é necessário oferecer ótimos serviços. Entre eles, o bom atendimento. É por isso que essa é uma prática importantíssima no período de volta às aulas.

Dessa forma, se a sua instituição de ensino quer alcançar bons resultados, saiba quem é o seu aluno e quais as suas principais exigências. Ao oferecer o que ele busca, e de uma maneira efetiva, esse estudante se sentirá seguro para se matricular – e até permanecer – em sua empresa.

Portanto, estude nossas dicas e foque na boa experiência de seu aluno. O período de volta às aulas pode ser muito mais benéfico não só com novas matrículas, mas também com as rematrículas. Então, além de conquistar o cliente, mantenha-o sempre por perto.

Maria Vittorello