Captação de alunos: como o bom atendimento pode ajudar?

Maria Vittorello | outubro de 2019

Assim como as marcas lutam para manter uma boa posição no mercado, os institutos de ensino também devem se atentar à concorrência. Dessa maneira, a captação de alunos é uma das práticas mais importantes para se manter ativo no mundo dos negócios. Confira nesse artigo como o atendimento e o relacionamento com o aluno podem ajudar as instituições.


Por que apostar em ferramentas online para a captação de alunos?

captação de alunos online

Não é segredo para ninguém que as inovações tecnológicas mudaram completamente o cenário mercadológico. Além de nos apresentar um novo perfil de cliente, muito mais conectado e informado, as relações entre ele e as marcas também sofreram grandes alterações. Então, se antes as empresas não se preocupavam com suas preferências, hoje são elas que ditam as novas regras.

E isso não se limita a alguns mercados. É por isso que os institutos de ensino também devem acompanhar todas essas mudanças. Assim, apostar em ferramentas digitais para a captação de alunos já é vista como uma prática necessária e não mais como um diferencial. 

Já falamos diversas vezes aqui no blog que é fundamental estar aonde o seu cliente está. E a esmagadora maioria dos alunos atuais fazem parte de um mundo digital e consomem serviços online.

Por isso, disponibilize suas principais informações nos locais onde seus alunos se encontram e desperte uma boa primeira impressão. Ao encontrar em páginas públicas tudo o que precisa saber, esse possível aluno se sentirá seguro e pronto para dar o segundo passo: entrar em contato com seu instituto de ensino.

Entenda quem seu instituto de ensino quer alcançar

Pensar em estratégias de captação de alunos sem antes ter em mente qual o perfil e as preferências de seu público-alvo é um trabalho totalmente irrelevante. Isso porque seus métodos e objetivos serão executados às cegas.

Dessa maneira, é primordial entender quem é o seu potencial aluno e quais as suas principais características e expectativas. Além disso, é necessário saber qual o caminho que ele percorrerá até se matricular em uma instituição. Ao compreender todos esses pontos, sua empresa poderá concentrar suas práticas e metas em estratégias que, realmente, trarão resultados significativos. E, assim, você poderá traçar planos efetivos em cada etapa pela qual esse aluno passar. 

Como mencionamos acima, saber aonde estão seus alunos é indispensável para alcançá-los. Então, procure compreender quais as mídias sociais que eles usam com mais frequência e quais seus principais interesses. Com isso, você terá uma clara percepção de tudo o que precisará fazer para conquistar e captar esse estudante.

Aula à distância - EAD

Como tornar a captação de alunos mais fácil?

Até agora, batemos muito na tecla de como e porquê os serviços online contribuem para atingir o público-alvo das instituições de ensino. Mas, e depois? O que deve ser feito para conquistar e reter esses alunos?

Um dos focos das empresas deve ser o relacionamento oferecido aos estudantes e possíveis alunos. Desse modo, para captá-lo, é necessário ter uma cultura de atendimento e não apenas de vendas. Lembre-se de que o cliente atual espera por boas experiências e uma ótima relação quando escolhe uma marca. E com os institutos de ensino é a mesma coisa.

Por isso, não adianta fazer campanhas e “renascer” nas redes sociais apenas no momento de um vestibular ou para divulgar um novo curso. Além de estar presente em todos os momentos da jornada do aluno, é crucial que sua instituição mantenha contato direto com seu público mesmo depois da matrícula. Na verdade, essa é a principal ação para mantê-lo fiel em seu instituto de ensino.

Outro ponto importantíssimo é investir em uma estratégia omnichannel para aumentar seus resultados. Com a integração de seus canais e a visualização tangível do que dá certo ou não, é possível trabalhar as práticas para alterar ou otimizar cada processo. É dessa maneira que os números de conversão de inscritos em matriculados poderão aumentar significativamente.

Confira agora algumas práticas de captação de alunos que seu instituto de ensino pode investir para permanecer ativo no mercado de educação:

1. Serviços de alta qualidade

Como sabemos, a grande concorrência do mercado é um dos pontos que pode deixar qualquer instituto de ensino preocupado. Nesse sentido, sem apresentar seus diferenciais de uma forma que chame a atenção de seu aluno ideal, sua empresa não irá se destacar entre as melhores opções.

Contudo, ao saber quais os pontos fracos de seus serviços, é possível aperfeiçoá-los e criar estratégias que os façam sobressair entre as alternativas oferecidas no segmento. Portanto, desde o primeiro contato com o cliente, sua instituição deve oferecer um ótimo suporte para resolver todas as suas questões. Seja para esclarecer suas principais dúvidas ou facilitar procedimentos como renovação de matrícula, declarações ou processos financeiros. Não se esqueça de que o mercado está lotado de opções e sua empresa deve manter ótimas práticas se quiser, de fato, conquistar um bom posicionamento.

Desse modo, invista em práticas que chamem a atenção de seu público-alvo. Ao perceber que seu instituto oferece tudo que ele não encontrou em nenhum outro, o cliente permanecerá fiel em sua base e continuará lhe dando lucro. E tudo isso começa com uma boa recepção do aluno em seu instituto, ou seja, seu bom atendimento.

captação de alunos & atendimento ao aluno

2. Bom atendimento e experiência do aluno

Evidenciar os diferenciais de seu instituto de ensino em páginas online é fundamental para mostrar ao público o grande potencial de seus serviços. Porém, é necessário muito mais que isso para ganhá-lo.

Ao oferecer um bom atendimento, por exemplo, o aluno se sentirá mais seguro a prosseguir com a matrícula e optar por sua empresa. Portanto, se atente a cada etapa que seu aluno passar e esteja sempre presente, caso ele tenha alguma dúvida. Do contrário, uma resposta mais demorada e ineficaz poderá fazê-lo mudar de ideia e migrar para a concorrência instantaneamente.

Suponhamos agora que você conquistou o aluno por seus ótimos serviços de educação. Mas, e agora? Será que se você esquecê-lo de vez ele ainda permanecerá em sua instituição? 

A resposta, com certeza, é não! Sem um bom relacionamento, o aluno não se sentirá parte importante da instituição. Por isso, é imprescindível manter um contato direto com ele, seja por meio de newsletters ou pelas redes sociais. Oferecer cursos novos, que estejam relacionados com seu perfil e suas preferências, é outra ótima prática.

Dito isso, conseguimos visualizar a importância dos canais de atendimento em cada etapa da jornada do aluno. Não importa em qual parte do funil ele esteja, se tiver alguma dúvida, esse estudante exigirá respostas rápidas. E isso também significa processos rápidos. Então, disponibilizar um chat online no site de seu instituto de ensino, por exemplo, é uma ação completamente necessária.

Disponha de uma plataforma omnichannel

captação de alunos & omnichannel

Imagine que todas as mensagens enviadas por seus alunos cheguem até sua instituição sem um histórico e de forma desorganizada. Todo o processo para a resolução de questões simples, que poderia ser feito de forma rápida e fácil, se torna muito maior e complexo. E tudo isso implica diretamente na experiência e na satisfação de seu aluno.

Assim, com uma ferramenta omnichannel, esses procedimentos poderão ser gerenciados com muito mais assertividade e facilidade. A integração dos canais e o histórico de todos os registros proporcionam aos operadores de atendimento uma maior clareza e objetividade para lidar com as informações e questões do aluno. Como consequência, seu público conseguirá resolver, com maior eficácia, suas dúvidas e problemas. E isso aumentará consideravelmente sua satisfação.

Desse modo, se torna possível fazer uma análise muito mais transparente de seus serviços em cada etapa do funil de captação de alunos. Assim, mapear estratégias e melhorias para atraí-los e retê-los em sua base não precisa ser um bicho de sete cabeças.

3. Conteúdos relevantes e divulgação

Ao longo deste artigo falamos bastante sobre a importância de se manter ativo nas mídias sociais. E já sabemos que pequenas e breves aparições não tornarão seu aluno confiante a concluir sua matrícula. Mas, como fazer isso da melhor forma?

Disponibilizar conteúdos relevantes e que façam sentido ao público que você deseja alcançar é uma prática extremamente importante. De acordo com uma pesquisa de 2018 da HubSpot, 7 a cada 10 pessoas fazem uma busca online como a primeira interação com a marca. Ainda, segundo a Rock Content, 70% a 80% dos usuários do Google ignoram completamente os anúncios pagos.

Isso nos mostra a enorme importância do marketing de conteúdo para as empresas no geral. Ao oferecer materiais baseados em suas dores e seus principais interesses, seu instituto de ensino terá uma maior chance de ser achado organicamente. Portanto, estude e mapeie as palavras-chave e ofereça assuntos pelos quais os alunos se interessem. 

Não se esqueça de divulgar esses conteúdos nas páginas em que seus alunos se encontram. Oferecer descontos e adaptar a linguagem em cada rede social também é um ótimo caminho, já que o público que está em uma, talvez não seja o mesmo da que está em outra.

Ao disponibilizar tudo aquilo que o aluno procura, seu instituto de ensino investirá em um relacionamento de confiança e a longo prazo. Por isso, disponibilize FAQ’s (Perguntas Frequentes) que ajudem seu público a tirar suas principais dúvidas. Lembre-se de que um aluno satisfeito pode divulgar seus serviços a pessoas próximas e nas redes sociais. 

Então, invista em conteúdos relevantes e mantenha sempre o bom relacionamento com seu público. Só assim sua instituição estará pronta para receber um grande número de alunos e se manter no mercado.

captação de alunos & marketing de conteúdo

Conclusão

Depois de ler o artigo, você, certamente, notou a enorme importância de oferecer bons serviços de atendimento ao seu público-alvo. Não só isso, mas o relacionamento entregue pelas instituições de ensino é completamente necessário para a captação de alunos.

Desse modo, estude todas as nossas dicas e alinhe as estratégias e os objetivos de sua empresa. É indispensável que você cumpra tudo o que foi prometido ao seu aluno. Caso contrário, ele terá uma experiência frustrante e todas as suas expectativas serão quebradas. 

Lembre-se de realizar pesquisas e utilizar os feedbacks para otimizar seus processos. Utilizar o NPS (Net Promoter Score) para medir a satisfação e a lealdade de seus alunos ajudará sua empresa a focar no que realmente importa. E é por meio dessas respostas que você reconhecerá as dores e as exigências de seu público mais a fundo e poderá melhorar esse relacionamento. Não se esqueça que tudo isso não só ajudará na retenção dos estudantes como também na captação de alunos novos.

Portanto, invista seus recursos na parte principal de seu negócio: o aluno. E não se esqueça de manter um bom relacionamento, se quiser que ele permaneça em sua base. Só assim seu instituto de ensino alcançará bons resultados e poderá fazer seu nome como a melhor opção do mercado.


 

E-book Otimizando a experiência de alunos e candidatos

Maria Vittorello