SAC 4.0: O bom atendimento como peça-chave na fidelização de clientes

Maria Vittorello | maio de 2019

Com o avanço da tecnologia e do marketing, o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) também teve de se atualizar. Portanto, para ganhar a confiança e satisfazer as demandas e exigências dos clientes, empresas devem oferecer serviços rápidos e eficientes. Nesse artigo, vamos falar sobre as características do SAC 4.0 e como ele é importante para corresponder às expectativas do consumidor 4.0.


A forma como o consumidor é visto e tratado pelas empresas mudou muito ao longo do tempo. Se antes ele não possuía muitas exigências e aceitava o serviço que as empresas entregavam, hoje é ele quem dita as regras. É dessa maneira que seu poder e importância dentro das marcas influenciou o SAC 4.0.

A Era Digital e os avanços tecnológicos transformaram as características do antigo cliente. Também chamado de consumidor 4.0, ele é altamente informado e conectado e exige serviços que resolvam todas as suas questões em um curto período de tempo.

Por esse motivo, as empresas tiveram que se atualizar para alcançar as demandas vindas desse novo consumidor. O que precisou mudar em relação ao atendimento e relacionamento entre empresas e clientes? Você sabe as características do SAC 4.0? Continue lendo para descobrir!

Por que o serviço de atendimento ao cliente (SAC) é tão importante?

Como falamos acima, o perfil do cliente mudou muito ao longo do tempo. Isso quer dizer que as empresas também tiveram que mudar a forma com que olhavam para ele. Hoje, lidamos com o consumidor 4.0 e para entregar um serviço realmente efetivo, as marcas devem ficar atentas a cada etapa da jornada do comprador.

sac 4.0

Confira as principais técnicas para entregar um atendimento de qualidade ao consumidor:

 

  • Foco no cliente: colocar todo o foco no consumidor é uma das principais práticas para fidelizá-lo. Então, lembre-se sempre de que ele é a peça-chave de uma empresa. É dessa maneira que as marcas satisfazem e engajam até o comprador mais exigente da lista.

 

  • Atendimento empático e personalizado: nunca se esqueça de que os clientes não são todos iguais. Portanto, para mantê-los fiéis é necessário oferecer um serviço humanizado, sempre colocando suas demandas e expectativas em primeiro lugar. Descubra como resolver suas principais dores e faça ele perceber sua importância dentro da marca.

 

  • Processos rápidos e eficientes: consumidores não querem e, muitas vezes, não podem conceder parte de seu tempo para solucionar um simples problema. Desse modo, é extremamente necessário que processos rápidos e eficientes façam parte da empresa. Caso contrário, os clientes buscarão na concorrência o que não encontraram anteriormente.

 

Portanto, para atrair e convencer os clientes de que sua empresa é a mais benéfica, dentre as opções do mercado, é necessário apresentar alguns diferenciais. Como vimos, foco no cliente, atendimento personalizado e serviços rápidos são alguns exemplos. Só assim o consumidor terá uma boa experiência com a marca e poderá fidelizar essa relação.

A evolução do SAC

sac 4.0

Depois de descobrir como o serviço de atendimento ao cliente é importante dentro de uma empresa, falaremos agora sobre suas fases até chegar ao SAC 4.0. Veja como as novidades e os avanços tecnológicos foram essenciais para modificar o atendimento das marcas:

SAC 1.0

Esse é o início do serviço de atendimento ao consumidor no Brasil, surgido na década de 90. Como não havia uma grande concorrência, a opinião do cliente não importava muito às empresas.

Desse modo, os consumidores não eram exigentes e as marcas não se preocupavam em agradá-los.

SAC 2.0

Com o surgimento das novas tecnologias e o aumento da concorrência, os clientes já dispunham de certa autoridade dentro das marcas. Eles necessitavam interagir cada vez mais com as empresas e serem ouvidos por elas.

Então, se torna fundamental a implantação de vários canais de atendimento. Por meio deles, a comunicação entre os consumidores e as marcas ficou muito mais fácil. E é assim que surge o SAC 2.0.

SAC 3.0

A chegada das redes sociais e a rapidez e automação dos processos foi essencial para melhorar, mais uma vez, o serviço de suporte ao consumidor.

Além disso, o histórico de atendimento em todos os canais e o serviço personalizado também trouxeram soluções para os seus principais problemas. Portanto, por meio desse novo SAC foi possível se atentar mais à satisfação do cliente e entregar um serviço que corresponde a todas as suas demandas.

SAC 4.0

O SAC 4.0 foi capaz de aproximar o cliente de todo o processo da compra. Seu principal recurso é focar na experiência e no relacionamento de compradores e empresas. Logo, o mais recomendado é o uso de uma plataforma omnichannel. Ao integrar vários canais de atendimento, o cliente poderá resolver seus problemas aonde e na hora que preferir.

Além disso, a incorporação da inteligência artificial no serviço de suporte possibilita mais rapidez nos processos. Enquanto os problemas mais simples são resolvidos por meio do autoatendimento, o operador pode voltar toda a sua atenção para assuntos mais complexos. Dessa forma, o tempo de resolução dos problemas diminui e é possível entregar um serviço muito mais rápido e eficiente ao consumidor.

Quais os benefícios de aderir ao SAC 4.0?

As consequências de um bom atendimento ao cliente trazem apenas benefícios às empresas. Se, por um lado, há grande rotatividade de compradores por conta do mau atendimento de uma marca, por outro, clientes satisfeitos e engajados divulgam bons serviços.

Toda empresa deve manter o consumidor como centro de seu negócio. Assim, ao antecipar e satisfazer suas demandas e entregar um serviço de atendimento excepcional, o consumidor se manterá fiel à sua empresa.

Ainda, pesquisas afirmam que os clientes estão dispostos a pagar 20% a mais por um bom serviço de atendimento. Isso reflete a imensa importância desses serviços nas empresas, ainda mais com a chegada do consumidor 4.0.

Portanto, é fundamental inovar o espaço dedicado ao cliente. Como ele é o centro de todo negócio, nada mais justo do que oferecer um serviço à sua altura. Então, comece modernizando e reparando os erros de sua central e alinhe toda a equipe para entregar o que o consumidor tanto espera. É desse modo que empresas e clientes manterão um relacionamento fiel e duradouro.


 

consumidor 4.0

Maria Vittorello