Marketing de Produto: qual sua relação com o Marketing de Serviços?

Maria Vittorello | abril de 2019

O marketing possui várias vertentes e direcionamentos, dos quais podemos citar o produto. Nesse artigo, mostraremos o que é o Marketing de Produto, qual a sua importância e como ele pode ser usado em sua empresa.


Você sabe o que é Marketing de Produto e como ele atua dentro de uma empresa?

Há uma grande relação entre ele e o Marketing de Serviços. Se você ainda não viu o nosso guia definitivo sobre marketing de serviços, clique aqui para conferir e tirar suas dúvidas.

Antes de falarmos sobre Marketing de Produto, pensaremos um pouco em dois termos: produto e serviço. Você sabe o que eles têm em comum, no âmbito do marketing?

Produto diz respeito àquilo que é palpável, ou seja, um bem adquirido. Em paralelo, serviço é o que é oferecido ao cliente para atender às suas necessidades.

O que é Marketing de Produto?

Como falamos acima, ele é uma das vertentes do marketing e é responsável por conectar produtos e pessoas. Encontrar os clientes corretos para os produtos de sua empresa é peça chave no sucesso de seu negócio.

Além disso, é preciso lembrar que esses consumidores não são todos iguais. É importante definir seu público-alvo e tratá-lo de forma personalizada. Dessa maneira, você encontra a melhor forma de oferecer esse produto e aproximá-lo de seus clientes.

Confira as principais funções do Marketing de Produto:

  • Desenvolver o posicionamento do produto;
  • Criar a identidade visual e a mensagem do produto;
  • Desenvolver o diferencial do produto frente aos concorrentes;
  • Promover o alinhamento entre as equipes de vendas e marketing.

É imprescindível utilizar essas práticas na hora de lançar um produto novo ou introduzi-lo em um novo mercado, em que os consumidores ainda não o conhecem. Além disso, também é possível testar a recepção desse novo produto a um pequeno grupo de clientes antes de ele ser lançado ao público geral.

Todo produto possui um ciclo de vida. Veja suas quatro fases:

  1. Introdução no mercado;
  2. Crescimento;
  3. Maturidade;
  4. Declínio.

Nesse sentido, o Marketing de Produto está inserido antes da introdução no mercado e possui sete estágios.

Confira agora os 7 estágios do Marketing de Produto:

1- Análise dos consumidores

Entender o perfil dos consumidores de sua marca é extremamente importante antes de lançar algo.

Ao definir o público-alvo de seu negócio, a empresa se mantém inteirada sobre o potencial cliente e acerta em cheio na hora de produzir e propagar o produto.

2- Posicionamento e mensagem

Após desenvolver o perfil de seus consumidores, nesse estágio você irá posicionar seu produto no mercado ou produzirá mensagens relevantes sobre ele.

Dessa maneira, você deve responder a perguntas como:

  • O que o produto faz?
  • Quem vai usar esse produto?
  • O que diferencia seu produto da concorrência?

É desse modo que sua empresa se posiciona frente ao mercado e aos concorrentes.

3- Definição da mensagem

É de extrema importância que toda a sua empresa saiba o essencial sobre o produto. Esse conhecimento de toda a parte da equipe permite manter o alinhamento das informações que serão passadas não só aos consumidores mas também a parceiros e à mídia.

Outro ponto essencial é que todos comprem a ideia de sua mensagem. Assim, vender um produto se torna muito mais fácil e simples.

4- Criação de um plano de lançamento

Como já dissemos acima, é necessário uma comunicação direta entre cada setor de uma empresa. Um bom relacionamento entre essas partes gera práticas e resultados efetivos. Não é diferente com a criação de um plano de lançamento. A grande importância desse tipo de trabalho se concentra em determinar prazos e definir atividades. 

Portanto, ao entregar o produto e o serviço que seus clientes tanto almejam, você os conquistará cada vez mais. Clientes satisfeitos se tornam fiéis e clientes fiéis trazem outros clientes do mesmo perfil para dentro do seu negócio.

5- Criação de conteúdo

Ter conteúdos relacionados ao seu produto é muito importante para alavancá-lo e distribuí-lo, no intuito de chamar a atenção de seu público-alvo.

Ao gerar mais impacto e visibilidade, por meio de páginas da web, comunicados de imprensa, manuais e demonstrações, por exemplo, sua empresa consegue uma maior repercussão e melhores resultados em vendas. No entanto, para alcançar o sucesso é necessário desenvolver uma estratégia adequada.

6- Equipe treinada

marketing-de-produto

Todas as pessoas da equipe devem estar preparadas para todas as etapas e demandas que surgirão no período de lançamento de um produto.

Equipe conectada e com um bom relacionamento reflete na satisfação e retenção do cliente. Desse modo, alinhe com as pessoas envolvidas no projeto a importância de entregar ao consumidor um atendimento e relacionamento excepcional.

7- Lançamento e acompanhamento

Após o lançamento do seu produto, é extremamente necessário acompanhar os resultados.

Por isso, sua equipe deve estar preparada para realizar possíveis ajustes de acordo com o retorno obtido dos consumidores. Acompanhar todos os resultados e feedbacks de perto é importante para mostrar aos clientes que você os ouve e sempre tenta entregar o melhor resultado para eles.

Vale a pena apostar no Marketing de Produto?

O Marketing de Produto, como já vimos no decorrer desse artigo, ajuda sua empresa a alcançar resultados exponenciais.

É possível usá-lo como base estratégica para outras vertentes de marketing. Desse modo, a empresa deve identificar os consumidores corretos para seu produto e criar uma forma convincente de vendê-lo. Além disso, é de extrema importância mostrar o seu diferencial, já que a concorrência é um dos grandes problemas das marcas.

Agora, você já sabe a resposta para a pergunta acima, certo? Sim! Vale muito a pena investir em Marketing de Produto.

Os benefícios do Marketing de Produto

Ao entender os conceitos e seguir as práticas para entregar um produto que chame a atenção de seu público e traga lucros à sua empresa, você terá respostas extremamente positivas.

Quando sua marca atrai novos clientes e os mantém fiéis, a chance de seu produto despontar no mercado é muito alta. Consumidores satisfeitos indicam produtos e serviços a outras pessoas de mesmo perfil e fazem suas vendas aumentarem. Desse modo, sua empresa será beneficiada na mesma proporção. 

Nunca se esqueça de que o foco de suas atividades deve estar no cliente. Pesquise seu público-alvo e as novidades do mercado e tente entregar tudo o que eles esperam e precisam.


 

Maria Vittorello