Como criar um ambiente de trabalho motivador?

Pedro Geneze | dezembro de 2018

A motivação no ambiente de trabalho é fundamental para diversos indicadores. Consequentemente, diversos elementos de uma empresa são afetados por essa variável. Portanto, manter um ambiente que estimule a motivação é de suma importância para diminuir o turnover de colaboradores até de clientes. Contudo, entenda como manter um ambiente motivado, neste artigo.


motivação no ambiente de trabalho

Motivação no ambiente de trabalho: veja como isso é viável na sua empresa

Um dos fatores que mais influenciam no desempenho de uma equipe é a motivação no ambiente de trabalho. O aspecto psicológico tem um grande peso na performance dos colaboradores.

As empresas sabem que precisam motivar os funcionários para que eles tenham um rendimento acima da média. Se não houver uma preocupação com o bem-estar físico, emocional e financeiro dos empregados, uma companhia terá sérios riscos de perder clientes e espaço para a concorrência.

Neste artigo, abordaremos ações fundamentais que ajudarão os colaboradores a prestar serviços cada vez melhores que agregam valor para o seu negócio. Confira!

6 Etapas para a motivação no ambiente de trabalho

Entenda por que a motivação é importante

Não adianta apenas reconhecer que a equipe necessita estar motivada para render mais. Também é imprescindível ter uma mentalidade voltada para melhorar o ambiente de trabalho e torná-lo mais agradável.

Pensando nisso, vale a pena investir em atividades que podem proporcionar momentos de maior descontração durante a jornada. Um bom exemplo é a ginástica laboral em que os empregados podem se reunir para praticar exercícios físicos simples durante 10 minutos, no máximo.

Ao relaxar o corpo e a mente, o colaborador estará mais atento às tarefas do dia a dia e envolvido com os objetivos da empresa. Outra iniciativa interessante é montar um espaço para os funcionários fazerem refeições (almoço, lanche da tarde etc.). Um momento de conversa não faz mal a ninguém e até contribui para a troca de ideias sobre os procedimentos de trabalho, o que influencia positivamente no desempenho.

A recomendação é que a empresa tenha no planejamento estratégico um conjunto de atividades que possam melhorar a relação dos funcionários com a empresa. Essa ação deve envolver a Diretoria, as áreas de Recursos Humanos, Comunicação e os representantes dos outros setores.

Reconheça o valor dos líderes

É excelente uma empresa contar com uma série de iniciativas voltadas para a motivação no ambiente de trabalho. Contudo, isso sozinho não é capaz de fazer com que os empregados apresentem um rendimento notável.

Para alcançar o sucesso, uma companhia deve contar com lideranças que sejam capazes de motivar todos ao redor. Se o gestor não tiver habilidade para engajar os colaboradores, ele não conseguirá extrair todo o potencial da equipe.

As lideranças devem mostrar que a instituição está o caminho certo e comunicar com clareza os objetivos das ações que estão sendo efetivadas. Além disso, elas devem provar que confiam na capacidade do time em propor soluções que conquistem a confiança dos clientes.

Um líder inteligente sabe reconhecer o valor da sua equipe nos bons momentos e nas situações mais complicadas. Se ele conduzir os colaboradores com paciência e bom senso, as chances de reverter as situações desfavoráveis serão bem maiores.

Tenha foco em uma gestão responsável

A partir do momento em que uma companhia administra as finanças e o patrimônio com responsabilidade, cria um cenário mais confortável para todos os funcionários. Trabalhar em uma empresa que honra os compromissos com empregados e fornecedores traz mais estabilidade emocional. Isso é muito relevante para gerar uma maior motivação no ambiente de trabalho.

Ter mais tranquilidade para executar os serviços é primordial para uma equipe ser mais produtiva. Esse aspecto se torna ainda mais evidente em um momento de instabilidade econômica.

É inegável que uma empresa sendo gerenciada de maneira profissional e honesta apresenta maiores possibilidades de reter os funcionários e de contar com uma mão-de-obra bastante qualificada. Dessa maneira, é viável fazer com que o time esteja focado na melhoria contínua e na fidelização dos consumidores.

Aposte na comunicação e na transparência

O bom fluxo das informações deve ser uma das prioridades de qualquer corporação. Não adianta ter uma intranet com um belo layout, caso os dados não estejam disponíveis para os colaboradores.

Estar bem informado é mais do que uma obrigação dos funcionários. Por isso, os dados corporativos, exceto os confidenciais, devem estar à disposição de todos de maneira simples e rápida. Muitas empresas estão estruturando as áreas de Comunicação com a meta de aumentar o engajamento da equipe.

Hoje, algumas companhias adotam a TV Corporativa como recurso para transmitir informações e orientações aos empregados. Essa postura favorece a padronização na forma de relacionar com o público-alvo, o que é crucial para o atendimento omnichannel ser de ótima qualidade.

Também é necessário buscar uma comunicação transparente com os colaboradores. Eles devem ser informados sobre o andamento dos principais projetos e comunicados, com antecedência, sobre mudanças nos procedimentos de trabalho.

À medida que os empregados se sentem devidamente respeitados, a motivação no ambiente de trabalho aumenta. Ou seja, investir em comunicação é peça-chave para um maior engajamento.

Valorize o feedback

Nem sempre a equipe ou um funcionário terá um bom desempenho em algum momento. Essa situação ocorre por uma série de fatores, como problemas pessoais, dificuldade de se adaptar a novos cenários etc.

É essencial ter muito cuidado na hora do feedback, porque o empregado pode ficar desmotivado com uma avaliação abaixo da expectativa. Para evitar isso, o gestor deve apontar os pontos positivos do funcionário e apontar as atitudes a serem tomadas para minimizar as fraquezas.

Ao verificar que o líder está preocupado com a sua evolução profissional e bem-estar, o colaborador se sentirá mais à vontade para trabalhar e terá um ambiente mais favorável para superar as próprias limitações e gerar melhores resultados para a organização.

No feedback, é válido o gestor reconhecer que o funcionário evoluiu e está mais qualificado para atuar na empresa. Sem dúvida, essa iniciativa é uma ótima forma de gerar mais motivação no ambiente de trabalho.

Estipule metas com bom senso

Uma gestão responsável, boa comunicação e feedback inteligente são fundamentais para deixar uma equipe mais motivada. Por outro lado, é também preciso que as metas estabelecidas sejam viáveis de serem cumpridas.

Se isso não ocorrer, o time vai ficar muito desmotivado e perderá, mesmo que inconscientemente, o interesse em apresentar um rendimento dentro do esperado. Ao traçar as metas, analise o mercado e a capacidade do time em atingir uma performance diferenciada.

É inegável que uma empresa deve investir bastante na motivação no ambiente de trabalho para os funcionários estarem mais envolvidos com as metas a serem batidas. Com planejamento e bom senso, isso é perfeitamente possível.

A motivação no ambiente de trabalho é fundamental

Para quem deseja motivar o seu time, vale a pena compartilhar este post nas redes sociais agora mesmo. Afinal, o conhecimento deve estar ao alcance de todos!


 

Pedro Geneze