As vantagens e os diferenciais da utilização da URA em uma operação

Pedro Geneze | outubro de 2018

O canal facilita o dia a dia da sua equipe e é um grande diferencial para a satisfação do cliente! Entenda o que é URA e como ela pode te ajudar na sua central de atendimento, neste artigo.

O que é URA?

URA é a sigla para Unidade de Resposta Audível. Dessa forma, ela permite o direcionamento inicial do cliente para a área responsável por prestar o atendimento, agilizando o processo e organizando as atividades.

Descubra o que é URA

Mesmo que você se pergunte “o que é URA?”, provavelmente já deve ter sido impactado por ela ao tentar entrar em contato com alguma empresa.

De forma simples. Ao discar o número, o cliente se depara com uma gravação que elenca as áreas disponíveis para que ele possa ir direto a área que precisa falar.

Automaticamente, o cliente já é redirecionado para a área e um colaborador integrante ficará responsável por dar sequência e resolver a situação.

Entretanto, uma outra função da URA é prestar um atendimento prévio ao cliente, suprindo questões e demandas mais simples e corriqueiras. Dessa forma, não é necessário o direcionamento para um colaborador, aumentando o nível de produtividade da empresa em questão de suporte ao cliente.

Em outras palavras, a URA também pode ser um canal de autoatendimento da sua empresa!

Quem pode usar a URA?

Todos! Esse canal é muito versátil e pode ser customizada de acordo com a necessidade de cada empresa, sendo um importante diferencial para otimizar e agilizar o atendimento ao cliente.

O sistema, após passar por várias reformulações, não se limita apenas a discagem do cliente no momento da ligação. Alternativas modernas já permitem um modelo inteligente para leitura e entendimento de voz.

A URA é democratizada e não oferece custos abusivos. Muito pelo contrário, é acessível e uma opção vantajosa para os mais diversos segmentos e portes de empresas e comércios.

Vantagens e diferenciais

Agora que você já sabe o que é URA listamos a seguir os benefícios oferecidos para quem opta por esse sistema.

1 – Atendimento imediato e eficiente

A dificuldade de obter um atendimento imediato incomoda tanto os clientes quanto a empresa.

Mesmo com o objetivo da instituição de garantir um atendimento eficiente, a barreira do número limitado de colaboradores disponíveis e do surgimento de vários contatos acaba impedindo que as atividades fluam da maneira esperada.

Por consequência, são geradas filas de espera que provocam uma grande insatisfação por parte dos clientes. Isso acontece porque, às vezes, o problema é simples e poderia ser resolvido com rapidez, sem gerar maiores desgastes.

A fila de espera no atendimento prejudica a imagem da empresa e irrita o cliente. O que poderá se tornar um motivo para cancelamentos e desistências.

Com a URA, os contatos são desmembrados e questões mais simples são resolvidas sem o contato humano.

2 – O engajamento dos colaboradores

A centralização dos mais diversos contatos em um só número ou equipe faz com que os colaboradores, internamente, tenham que identificar o problema previamente e definir a área responsável pela resolução do caso.

Assim, questões de transferência, tão rejeitadas pelos clientes, se tornem presentes.

Vale lembrar que uma grande quantidade ou frequência de contatos para áreas erradas gera um mal estar tanto ao cliente quanto ao colaborador.

Com a URA, os profissionais têm um respaldo maior quanto aos contatos que recebem, compreendendo que na maioria das vezes as demandas estarão dentro de sua área.

3 – Redução do tempo médio de atendimento

O TMA (Tempo Médio de Atendimento), principalmente pelos motivos citados logo acima, se torna muito extenso.

Quando existem muitas transferências e até mesmo grandes filas de espera, o prolongamento do atendimento se torna uma consequência. Isso, além de gerar mais custos para a empresa, colabora para a insatisfação do cliente!

Um melhor direcionamento dos chamados pode ser a solução para esse problema.

A URA, como já falado, atua no combate desses problemas!

4 – O atendimento não se limita ao horário de atividades da empresa

Justamente por se tratar de uma atendente eletrônica, a URA fica à disposição do cliente para auxiliá-lo com problemas mais fáceis de resolver e isso fora do horário das atividades da empresa.

A função de direcionamento dos contatos pode ser suspensa, mas a alternativa de suporte básico fica disponível!

5 – Customização para um atendimento diferenciado e humanizado

Como falamos antes, a URA pode atender diversos modelos de negócio. Sendo customizada de acordo com a necessidade do cliente.

Ela também pode ser programada para, ainda eletrônica, oferecer um tom humanizado e próximo do cliente. Deixando-o mais confortável para a resolução do problema.

Garantir a satisfação do cliente em suas interações será um item essencial para sua permanência e retenção.

URA é um investimento

Esperamos que as explicações sobre o que é URA e suas vantagens tenham ficado claras. Quando se compreende o poder dessa ferramenta fica mais fácil argumentar que essa alternativa será um grande investimento para o seu negócio!

Pedro Geneze