4 Dicas de como melhorar o relacionamento com os clientes

Pedro Geneze | novembro de 2017

Hoje, as marcas podem fortalecer a consciência da marca, criar fidelidade de clientes e melhorar o relacionamento com os clientes. Para isso é preciso que as empresas se atentem as pretensões de seus consumidores. Saiba 4 dicas matadoras de como melhorar o relacionamento com os clientes, neste artigo.


relacionamento com os clientes

Este artigo foi escrito por Kara Masterson e publicado originalmente no Win the Customer

Conquistar a lealdade do cliente está se tornando cada vez mais difícil. Antes das transações e interações online se tornarem a regra, as empresas conseguiam promover interações físicas e, às vezes, conexões emocionais com os consumidores.

Isso levou as empresas a um valor imensurável, revertido em compras repetidas e fidelidade à marca. No entanto, por mais desafiador que possa parecer, a manutenção de uma marca ativa e saudável depende da capacidade de melhorar os relacionamento com os clientes.

Hoje, a maioria das marcas se voltam para o marketing social, usando as mídias sociais para fortalecer a consciência de marca e construir essas relações com os clientes. As marcas bem-sucedidas aprenderam a engajar clientes online enquanto outras estão lutando para desenvolver e promover esses relacionamentos.

4 dicas de como melhorar o relacionamento com os clientes

Comunicação através do email

Uma maneira importante de ficar em contato com os seus clientes é por email. O email é uma ótima maneira de dizer aos clientes sobre novos produtos, dicas de uso do produto que eles ainda não pensaram e qualquer outra coisa que você acha pertinente informar.

A chave para uma boa lista de email é fornecer aos clientes informações valiosas, sem que pareça spam. Os email devem fornecer ao cliente um conteúdo compartilhável e valioso, o que significa que se cada um dos emails que você envia é pra vender, você está fazendo isso errado.

Sempre que o conteúdo fornecido atende às necessidades dos clientes e oferece uma solução para os problemas que eles enfrentam, você constrói um relacionamento com ele. Isso é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Quer saber como funciona o gerenciador de email da NeoAssist? Clique aqui e descubra.

Preço e valor

A maioria das empresas frequentemente e, por engano, pensa que os consumidores só comprarão os produtos que são disponibilizados com preços baixo, independente do revendedor ou da marca.

Embora, para alguns mercados, isso possa ser factual, a maioria dos consumidores, hoje, estão dispostos a pagar um preço maior, desde que eles sintam que o preço corresponde à qualidade do produto/serviço.

Avaliar seus produtos cria um valor percebido mais alto. Isso pode ajudar ainda mais os clientes a sentir que sua marca oferece valor. Muitos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto/serviço que ofereça uma experiência positiva.

Aproveite também para melhorar a experiência dos colaboradores através de comentários encorajadores, fornecendo ferramentas e recursos para que eles possam ter sucesso. Mostrando gratidão você melhora a atmosfera entre colaboradores e clientes.

Programas de fidelidade

Atribuir descontos e promoções a programas de fidelidade ajuda a fazer com que seus clientes se sintam valorizados. Isso resultará em mais vendas recorrentes. No que diz respeito ao seu negócio, proporcionar a melhor experiência possível ao cliente é a coisa mais importante.

Ao reconhecer seus clientes mais leias você constitui uma excelente maneira de incentivar os clientes, fortalecendo o relacionamento. Este tipo de serviço pode realmente ajudar a criar uma ótima experiência para eles.

A regra 80/20 dos negócios afirma que: 20% dos seus clientes são responsáveis por 80% de suas vendas totais.

Quando implementado corretamento, os dados gerados por programas de fidelidade podem ajudar seus clientes a encontrar produtos comprados anteriormente. Esses dados também podem ser de grande valor quando são usados para compreender melhor os hábitos de compra de seus clientes.

Experiência pessoal

Para as empresas, a equipe de linha de frente desempenha um papel importante na conversão de um cliente ocasional para um fiel defensor da marca. É uma estratégia de negócios sólida.

É preciso treinar seus colaboradores para sempre ir além, garantindo uma prestação de serviços experiente, amigável e útil aos seus clientes. Isso cria uma experiência inesquecível para seus clientes.

Trabalhar no desenvolvimento de uma cultura que se centre no engajamento, fornecimento de feedbacks e incentivos regulares para seus clientes, os incentiva a se manter comprando em seu negócio.

À medida que o comércio e a comunicação digital se torna mais popular, melhorar as relações com os clientes é ainda mais crucial. As empresas precisam se adaptar ao ambiente para sempre adaptar a sua marca. É imperativo entender que a realização de negócios online é a nova norma e a construção de relações autênticas e leais com seus clientes não é apenas uma excelente ideia de negócios. É uma necessidade.

Melhore o relacionamento com os clientes

Com essas dicas é possível melhorar e muito o relacionamento os clientes. Seu cliente é o seu maior patrimônio e zelar pelo relacionamento com ele é almejar um negócio prospero.

Coloque em prática essas ações e mantenha o seu cliente comprando e amando a sua empresa.


black friday o ano todo

 

Pedro Geneze