Atendimento e o Marketing Positivo

Albert Deweik | fevereiro de 2016

O marketing positivo pode ser a diferença entre a sua empresa e as demais. Podendo ser enraizada no SAC, esta estratégia engloba todo o relacionamento com o cliente.


Marketing Positivo

Marketing Positivo como Estratégia

A mensagem que a empresa transmite para o cliente é responsável por criar a imagem e reputação da companhia, por isso, quanto melhor for o serviço e o atendimento prestado pela marca, melhor será a avaliação dada pelos consumidores. Mas esses dois fatores precisam andar juntos, não basta cumprir com apenas um e esquecer os outros.

Se o seu produto for ruim, esqueça, nem o melhor atendimento dará conta de manter o cliente consumindo. Mas se o que oferece é de boa qualidade, investir na satisfação do cliente dará resultados com certeza!

Priorize os clientes


Basta dar uma olhada em resenhas de empresas em sites de ofertas de serviços que encontrará textos como: “produto é bom, mas o atendimento é péssimo”. Prestar um bom atendimento, que resolva as solicitações e traga soluções para os clientes não deve ser a exceção e sim a regra. Mais difícil do que captar novos clientes é manter os atuais, mas são os consumidores fiéis que darão estabilidade para a empresa continuar crescendo e manter receitas mensais fixas, e, para isso, o bom atendimento é essencial.

Devido à quantidade massiva de informações que são passadas a todos diariamente, os consumidores estão mais conscientes, antenados e preocupados, interessados em obter o máximo possível. Por conta disso, os clientes estão mais exigentes.
Para manter o cliente fiel é preciso deixá-lo encantado e satisfeito, pois garantirá que em uma próxima oportunidade ele voltará a contatar a empresa, motivado pela boa experiência que obteve anteriormente.

De olho na equipe do SAC


Falhas no atendimento são associadas ao descuido das empresas em tarefas simples, que podem ser resolvidas facilmente. Promova o treinamento de funcionários e engajamento dos mesmos, mostrando a eles a missão e valores da empresa, convidando-os para integrar o time de forma verdadeira. Mas lembre-se que você deve oferecer a eles boas condições de trabalho para que desempenhem bem a função.

Para detectar os erros no processo, é importante estar atento a todas as fases de atendimento, do pré ao pós-venda, passando por todos os envolvidos no processo. Não adianta treinar a equipe para mandar e-mails atenciosos se, quando o consumidor ligar, atender alguém despreparado e sem informações para passar.

A Estratégia Perfeita Para Alavancar a Área de Atendimento ao Cliente

[epico_capture_sc id=”15″]

Adapte-se ao público


Pelo telefone, e-mail, respostas no site e comentários nas redes sociais, toda a comunicação deverá ser feita com esmero. A internet permite interações mais pessoais entre empresa e consumidor, por isso vale a pena explorar novas formas de aproximação. Empresas como Bradesco e Netshoes, por exemplo, possuem excelentes cases nas redes sociais, pois se arriscaram a criar algo novo, que surpreendeu o consumidor de forma positiva.

É importante ter em mente que o atendimento é feito para todos, e deve ser pensado em atender clientes diferentes, com necessidades distintas. Para satisfazê-los, é preciso que a empresa seja flexível e consiga mudar o contato padrão para mostrar ao cliente, oferecendo oportunidades e soluções que sejam perfeitos para a demanda. Além disso, é muito importante utilizar diversos canais de SAC. Assim, você consegue responder aos consumidores da maneira que eles escolherem. Isso significa comodidade para eles e cliente fidelizado para empresa.

6 Formas de Irritar Seu Cliente Com uma Péssima Qualidade no Atendimento

Marketing positivo em ação


Especialmente para as pequenas e médias empresas, que não possuem tanta verba para divulgação dos serviços, a excelência no atendimento se coloca como fator responsável para estimular a propaganda boca-a-boca. O consumidor bem atendido irá recomendar a empresa para amigos e familiares e estes, se satisfeitos, indicarão para outros. Isso forma uma corrente contínua de novos clientes.

Grandes empresas também não podem deixar o SAC de lado. Perder clientes nunca é interessante, ainda mais se eles estão espalhando pela internet todos os pontos negativos do seu serviço.

A premissa crucial do marketing positivo não é apenas manter uma imagem, é fazê-la se concretizar através das ações! Por isso, é muito importante conhecer o público, estar em contato com ele, ter feedbacks sobre os serviços para agradar o alicerce mais importante da sua empresa: os clientes. E tais tarefas só poderão ser feitas através de canais de comunicação!

Atendimento de qualidade, portanto, fortalece a imagem da marca no mercado. Ele demonstra sua preocupação em operar com excelência, fideliza consumidores e contribui para a entrada de novos. Clientes satisfeitos são tão bons divulgadores quanto campanhas!

eBook - Atendimento ao Cliente - 5 Táticas para Vender Mais

 

Albert Deweik